AMAERJ | 28 de julho de 2023 11:03

Revista Fórum: AMAERJ acompanha reuniões da administração com juízes

Associação participa de encontros em diversas regiões do Estado

Juíza Eunice Haddad e desembargadores Marcus Basílio e Ricardo Rodrigues Cardozo em reunião do 1º NUR, no Fórum Central | Foto: Diego Carvalho

Convidada a participar de reuniões nos Núcleos Regionais do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), a AMAERJ esteve em 12 encontros realizados de março a junho entre a administração da Corte e juízes das comarcas do Estado. A presidente da Associação, juíza Eunice Haddad, acompanhou as reuniões no Fórum Central (1º NUR), em Niterói (2º NUR), Petrópolis (3º NUR), Duque de Caxias (4º NUR), Volta Redonda (5º NUR), Teresópolis (7º NUR), Cabo Frio (11º NUR), Méier (12º NUR) e Barra da Tijuca (13º NUR).

A dirigente associativa ressaltou a importância do diálogo entre os juízes, o presidente do TJ-RJ e o corregedor-geral da Justiça.

“A AMAERJ acompanha as reuniões com o presidente e o corregedor nas visitas aos NURs porque acredita que o diálogo é o melhor caminho para avançarmos. Agradeço a administração por essa iniciativa de ouvir o 1º grau em cada região. O contato próximo é muito produtivo. Precisamos estar juntos, conversando. Sem diálogo ficamos estagnados. É pelo diálogo que construímos as pontes para alcançarmos as melhores soluções”, afirmou Eunice Haddad em um dos encontros.

Nas reuniões, foram tratados temas como aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, trabalho presencial, balcão virtual, força de trabalho, Processo Judicial eletrônico (PJe), Plantão Judiciário, remoção, Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), digitalização, capacitação de servidores, Grupo de Sentença, acumulação e governança.

Magistrados do 13º NUR na reunião com o corregedor Marcus Basílio no Fórum da Barra da Tijuca (Zona Oeste) | Foto: Matheus Salomão

O presidente do Tribunal, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, disse que a administração busca escutar os juízes. “Estamos visitando todos os NURs. O objetivo é nos aproximarmos, conversar de forma franca, ouvi-los e atender o que for possível. Esta é uma administração que visa dialogar. Estamos no mesmo barco, somos um time. Quando acontece algo com os senhores, acontece com o Tribunal. Todos têm que trabalhar em uma mesma direção”, afirmou o desembargador na reunião em Duque de Caxias.

O presidente do TJ-RJ fez recomendações aos juízes e informou que fará uma “grande remoção” até o fim deste ano. “Terá um novo concurso da Magistratura agora, espero que até o fim do ano consigamos dar posse aos novos magistrados. Antes da posse ocorrer, farei uma nova remoção”, informou no encontro do Fórum Central.

Para o corregedor, desembargador Marcus Basílio, é fundamental o trabalho conjunto para melhorar a prestação jurisdicional. Ele pediu relatos sobre as dificuldades em cada região e propostas de solução.

Nos encontros, o presidente do TJ e o corregedor apresentaram presidentes de comissões e juízes auxiliares e informaram a área de atuação desses magistrados. Também participaram das reuniões diretores dos fóruns e presidentes das Regionais da AMAERJ.

Encontro no Fórum do Méiér (Zona Norte) | Foto: Diego Carvalho

Ao todo, os encontros reuniram 400 juízes. Os NURs visitados abrangem comarcas na Região Metropolitana do Rio, Baixada Fluminense, Região Serrana, Sul Fluminense e Região dos Lagos.

Os desembargadores Ricardo Cardozo e Marcus Basílio ressaltaram a importância de a AMAERJ participar do diálogo entre a administração e os juízes.

“A juíza Eunice Haddad é a querida representante de todos nós, presidente da AMAERJ. Na nossa gestão, queremos caminhar juntos com a AMAERJ. Pode haver alguns momentos em que os interesses institucionais sejam diferentes, algumas pretensões podem não ser atendidas, isso faz parte. Mas sempre procurarei estar ouvindo a Associação”, disse o presidente do Tribunal.

A Associação seguirá acompanhando o diálogo com os juízes dos demais Núcleos Regionais.

Reunião entre a administração do TJ e juízes do 3º NUR foi realizada no Fórum de Petrópolis (Região Serrana) | Foto: Matheus Salomão

Confira aqui a revista completa.