Seleção do Rio conquista o 11º título do Campeonato Nacional de Futebol Livre
Associação com o maior número de títulos na história do torneio de futebol da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a AMAERJ sagrou-se campeã pela 11ª vez do Campeonato Nacional de Futebol, categoria livre. A competição aconteceu entre os dias 24 e 28 de maio.
A seleção do Rio de Janeiro conquistou o título de forma invicta ao vencer por 3×0 o time da Associação Cearense de Magistrados (ACM). A competição aconteceu em Campinas (SP). O torneio, organizado pela Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), contou com a participação de cerca de 150 magistrados. Ao todo, 12 associações competiram.
Na 1ª fase, a equipe da AMAERJ enfrentou a Associação dos Magistrados Catarinenses (2×1), a Associação dos Magistrados Mineiros (2×2) e a Associação de Juízes do Rio Grande do Sul (3×2). O adversário nas quartas de final foi a Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), derrotada por 5×1. Contra os donos da casa, a seleção da Apamagis, a vitória veio nos pênaltis (4×3), após empate em 0x0. Na final, os adversários foram os colegas da ACM. A AMAERJ venceu por 3×0.
A Associação do Estado do Rio conquistou a competição nacional em 1996, 1997, 1998, 2003, 2006, 2007, 2009, 2011, 2017, 2018 e 2023.
O diretor de Desportos da AMAERJ, juiz Ricardo Starling, destacou o entrosamento dos magistrados do Rio. “O título coroou a união do grupo dentro e fora de campo. Aproveitamos o esporte para reforçar nossos vínculos de amizade e associativo. Lutamos uns pelos outros. Tivemos a oportunidade de conviver em um grupo integrado por juízes do último concurso até desembargador, o que permitiu uma troca de experiência associada a um olhar de quem acabou de entrar na carreira”, disse.
Ele também ressaltou a importância do futebol para a carreira da Magistratura e para o associativismo. “O time da AMAERJ jogou e ganhou na bola, demonstrando muito respeito aos adversários.”
Ex-presidente da AMAERJ e atleta da equipe que esteve em Campinas, o juiz Felipe Gonçalves comemorou o título. “Estamos muito felizes. Fizemos um excelente jogo e merecemos a conquista. A partida final foi franca e acabou sendo ótima para nós, que marcamos três gols.”
A AMAERJ contou com o apoio esportivo da Mútua dos Magistrados e da Cooperativa de Crédito dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Magicredi). “Devemos um agradecimento especial ao desembargador Ricardo Couto, que, como presidente da Mútua, vem sendo um parceiro fundamental no incentivo ao esporte como forma de promover a saúde na Magistratura”, disse Ricardo Starling.