Cultura | 31 de março de 2022 11:08

Revista Fórum: A Provença do mar e a Provença da terra

Tão diferentes, Avignon e Marselha destacam-se no sudeste da França

O que sobrou da ponte do século 12 é dos destaques turísticos de Avignon | Foto: Silvia Fonseca

Por Sergio Torres

Localizada na região sudoeste da França, a Provença tem características peculiares. Sua principal cidade, a solar Marselha, fica à beira-mar. Avignon, uma das mais afamadas atrações turísticas provençais, guarda características interioranas. A Provença se estende pelo litoral francês até a fronteira com a Itália. Além de Marselha, o Mar Mediterrâneo banha na região cidades turísticas de primeira grandeza, como Nice e Cannes.

Quanto mais se entra no território da Provença, mais as paisagens mudam. Surgem as montanhas, os campos de lavanda, os vinhedos, as vinícolas mundialmente conhecidas e os vilarejos milenares.

A amuralhada Avignon é, originalmente, um desses vilarejos. Só que cresceu. No século 14, chegou a abrigar o papado. Não por acaso é conhecida como a Cidade dos Papas. Grande parte de suas atrações está relacionada ao período em que foi a capital europeia do catolicismo.

O Palácio dos Papas é uma parada obrigatória na cidade. Fica bem no Centro, a menos de dois minutos de caminhada da praça principal. Em duas horas de visitação, o turista conhece a história da enorme edificação e as razões de o papado ter se transferido do Vaticano para Avignon naquele período.

Ao sair do palácio, o visitante pode ir até o jardim vizinho. Nele há um mirante com vista magnífica. O destaque é a Ponte D’Avignon, construída no século 12 sobre arcos enterrados no leito do Rio Ródano. O passar dos séculos e a força da natureza afetaram a construção. A ponte não chega até o outro lado do rio. Parte dela já não existe. O trecho que sobrou, preservadíssimo, é aberto à visitação turística.

Vista panorâmica de trecho do Porto Velho, principal atração de Marselha | Foto: Silvia Fonseca

Antes da pandemia do novo coronavírus, a Provença recebia até 30 milhões de turistas por ano. Quase todos passaram por Marselha, a cidade mais antiga da França. Os primórdios marselheses remontam aos anos 600 antes de Cristo, quando desbravadores gregos instalaram-se naquele trecho ermo do Mediterrâneo.

Marselha deslumbra os visitantes. O sol costuma brilhar em pelo menos 300 dias do ano. Mesmo assim, faz muito frio no inverno e o vento chega a empurrar as pessoas, tal sua força. Nada mais típico de Marselha que a combinação entre o céu azul sem manchas, a temperatura baixa e o vento Mistral.

O ponto alto da cidade é o Porto Velho, enseada repleta de pesqueiros, embarcações para lazer e turismo, lanchas e caiaques. Passear no calçadão em forma de ferradura que circunda o velho porto encanta o turista.

Outra maravilha de Marselha é a basílica de Notre-Dame de la Garde, sobre uma colina a 160 metros de altitude. O local propicia uma visão rara do Mediterrâneo. Avista-se até a Ilha D’If, onde, no clássico “O Conde Monte Cristo”, de Alexandre Dumas, ficou encarcerado o personagem Edmond Dantès ao longo de 14 longos anos.

A Provença é Marselha, Avignon e muito mais. Vale muito a pena conhecê-la.

Confira aqui a revista completa.