Destaques da Home | 20 de março de 2018 13:24

Revista da EMERJ homenageia desembargador Barbosa Moreira

Para celebrar os 20 anos da Revista da EMERJ, da Escola de Magistratura do Rio, a publicação homenageará o professor e desembargador José Carlos Barbosa Moreira. Considerado um dos maiores processualistas do país, foi titular de Direito Processual Civil na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O lançamento da revista será em 13 de abril, às 9h. Em seguida, haverá o seminário “Temas atuais de Direito Processual Civil em homenagem ao Professor José Carlos Barbosa Moreira”.

Leia também: Fux e Salomão debatem Novo CPC em seminário na Emerj, em abril

‘Temos a obrigação de preservar os processos ecológicos essenciais’, diz Elton Leme
No Fórum da Água, Raquel Dodge pede justiça a defensores de direitos humanos

Ao todo, 17 juristas de todo o país, entre professores, magistrados e ministros, escreveram artigos jurídicos sobre o Novo Código de Processo Civil como forma de homenagear Barbosa Moreira. A publicação é coordenada pelo juiz do TJ-RJ Antônio Abi Ramia Duarte, que cursou o mestrado em Direito Processual Civil, na Uerj, criado pelo professor.

Entre os articulistas estão os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso e Luiz Fux. Os desembargadores do TJ-RJ Alexandre Freitas Câmara e Sérgio Ricardo Fernandes também escreveram para a publicação.

Participam também os professores Adroaldo Furtado Fabrício, Carlos Roberto Barbosa Moreira, Carmen Tiburcio, Cassio Scarpinella Bueno, Flávio Luiz Yarshell, Heloisa Helena Barboza, Humberto Theodoro Junior, José Roberto dos Santos Bedaque, Leonardo Greco, Luciano Vianna Araújo, Paulo Cezar Pinheiro Carneiro, e Teresa Arruda Alvim, além do advogado Rodrigo Fux.

Após o lançamento da edição de 20 anos da Revista EMERJ, começará o seminário com palestra de abertura do ministro Fux e encerramento do ministro do STJ Luis Felipe Salomão. As inscrições seguem abertas.