Destaques da Home | 11 de novembro de 2022 16:40

Retrato do desembargador Wagner Cinelli é inaugurado na EMERJ

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) inaugurou o retrato do desembargador Wagner Cinelli, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), na Galeria dos Conferencistas Eméritos. A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, participou da solenidade nesta sexta-feira (11).

A presidente parabenizou a EMERJ pela homenagem e destacou a sensibilidade do homenageado. “O juiz tem que ser sensível, senão ele não é um juiz de verdade. Só o juiz sensível está próximo da sociedade e precisamos estar próximos da sociedade para exercer nossa função”.

Eunice se disse honrada em ter entregado o Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos ao desembargador Cinelli na última segunda-feira (7). Cinelli obteve o primeiro lugar da categoria Trabalhos dos Magistrados na 11º edição da premiação.

Emocionado, o homenageado contou histórias sobre quando ingressou como estudante na EMERJ. “A Escola foi fundamental para minha formação como magistrado”, disse. 

O desembargador falou sobre sua identificação com a Escola da Magistratura e o Poder Judiciário fluminense. “É uma felicidade estar na instituição em que estou, com os colegas que tenho. Estou no lugar onde gosto de estar, no Tribunal de Justiça, na EMERJ e no Museu da Justiça. É uma grande honra estar gravado ali naquela parede com tantas figuras queridas que ali estão”, disse Cinelli.

Participaram da cerimônia as desembargadoras Patrícia Ribeiro Serra Vieira, presidente da Comissão Pedagógica e de Ensino da Escola, e Margaret de Olivaes Valle dos Santos, presidente da Comissão de Concursos da EMERJ.

O desembargador atuou como advogado por seis anos. Entrou para a EMERJ como aluno do curso preparatório – atual Curso de Especialização em Direito Público e Privado – e, em 1992, ingressou na Magistratura. É mestre em Política Criminal pela London School of Economics and Political Science.

Na EMERJ, coordenou por oito anos o Curso de Iniciação, direcionado a juízes novatos. Atualmente, é docente nas turmas de formação inicial de juízes e preside o Fórum Permanente de Pesquisas Acadêmicas – Interlocução do Direito e das Ciências Sociais.

O homenageado é apreciador das artes e do cinema, toca piano desde menino e integra a banda Urca Bossa Nova. Com o curta-metragem de animação “Sobre Ela”, que dirigiu, roteirizou e compôs a trilha sonora, foi premiado com o troféu New Wave Short Film Festival, na Alemanha, na categoria “Empoderamento Feminino”. Em 2020, publicou o livro “Sobre ela: uma história de violência”, baseado no curta.