Presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) no biênio 2021/2022, o desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira teve a sua foto inaugurada na Galeria de Retratos dos Presidentes da Corte, nesta sexta-feira (8), Dia da Justiça. A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, prestigiou a cerimônia, que reuniu representantes dos três Poderes, magistrados, amigos e familiares do homenageado no Hall da Presidência do TJ.
O presidente do TJ-RJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, afirmou que a gestão do desembargador Henrique Figueira foi marcada por ações e decisões que visaram o aprimoramento da Justiça fluminense, com uma contribuição inestimável para o Tribunal.
“Assumindo a liderança, vossa excelência demonstrou firmeza para orientar as ações e tomar decisões que resultaram em avanços para a nossa instituição. Ao apor seu retrato, todos nós relembramos e celebramos a sua trajetória, marcada pela integridade, competência e comprometimento com a causa pública. Este retrato nos relembrará sempre o seu legado. Que este momento sirva não apenas como uma homenagem, mas também como um reconhecimento deste Tribunal pelo seu trabalho e dedicação”, disse.
Atual vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), o desembargador Henrique Figueira agradeceu a parceria com os Poderes Executivo e Legislativo e o apoio dos desembargadores, juízes e servidores durante sua gestão no TJ-RJ.
“Este é um momento de rara emoção. É quando sentimos a resposta por dois anos de árduo trabalho. Não é fácil comandar essa instituição. Esse momento é de agradecer. Fiz algumas coisas que me orgulham muito. Alteramos toda a estrutura do 1º grau, acabamos com as entrâncias. Apesar de eu ser contra, acho que realmente naquele momento era importante, necessário e o melhor para a Justiça do Estado”, destacou.
“A todos só posso dizer obrigado. Estou muito emocionado. A presença de cada um dos senhores aqui é motivo de imenso orgulho”, concluiu o desembargador Henrique Figueira.
Acompanharam os desembargadores Ricardo Cardozo e Henrique Figueira no descerramento do retrato as respectivas esposas Marta Cardozo e Inês Figueira.
Carioca, o desembargador Henrique Figueira é magistrado há 35 anos. Formado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em 1978, atuou em Varas Cíveis e de Fazenda Pública da Capital. Foi juiz auxiliar da presidência (2001 a 2003) e da 3ª vice-presidência do TJ (1996 a 1999).
Desembargador desde 2003, o magistrado presidiu a Mútua dos Magistrados (2009 a 2012) e atuou como diretor-adjunto da AMAERJ (1994 a 1996 e 1998 a 2000).
Leia também: Tribunal de Justiça e Prefeitura do Rio inauguram a Praça da Justiça
Posse dos novos presidente e vice do TRE-RJ será no dia 15, na ABL
Cerimônia de posse da Diretoria da AMAERJ será em 5 de fevereiro