O desembargador Cláudio Dell’Orto, diretor-geral eleito da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro para o biênio 2025/2026, terá seu retrato inaugurado na Galeria dos Conferencistas Eméritos da EMERJ. A cerimônia acontecerá na segunda-feira (9), às 17h.
O evento será aberto pelo desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, diretor-geral da Escola, no Salão dos Conferencistas Eméritos (Rua Dom Manuel, 25, térreo, Centro do Rio). Haverá transmissão pelo canal da EMERJ no YouTube.
Nascido em Petrópolis, Cláudio Dell’Orto formou-se em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP) em 1983. Atuou como promotor de Justiça de 1986 a 1991, quando ingressou na Magistratura. Foi juiz auxiliar da Corregedoria. É desembargador desde 2009 e compõe a 1ª Câmara de Direito Público e o Órgão Especial. Preside o Comitê Gestor de Inteligência Artificial (CGIA) e integrou o Conselho da Magistratura.
Presidiu a AMAERJ em duas gestões (2006/2007 e 2012/2013). No Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), foi presidente, vice-presidente e corregedor eleitoral.
Professor da UCP e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), é mestre em Direito Penal e Criminologia pela Universidade Candido Mendes. Dirigiu a Escola Nacional da Magistratura (ENM), da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), e integrou o conselho consultivo da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM). É coordenador e professor da disciplina de Direito Digital da EMERJ e atual vice-presidente do Conselho Consultivo da Escola.
Leia também: Comemoração da AMAERJ com os aniversariantes do quadrimestre será na segunda-feira
Desembargadora Helda Meireles recebe o Colar do Mérito Ministro Victor Nunes Leal
Uerj vai inaugurar sala em homenagem ao desembargador José Carlos Barbosa Moreira