Notícias | 17 de abril de 2013 18:31

AÇÃO AMAERJ: Apresentação de réus presos para audiências

O presidente da Amaerj, Cláudio dell’Orto, esteve reunido hoje (17/04) com o secretário de Estado de Administração Penitenciária, coronel Cesar Rubens Monteiro de Carvalho. O tema tratado foi a deficiência na apresentação de presos nas audiências, queixa recorrente dos juízes criminais, principalmente dos que atuam no interior.

Durante o encontro, o presidente da Associação ressaltou que “a não apresentação dos presos ou a apresentação tardia pode acarretar em excesso de prazo na instrução criminal, com a possibilidade de responsabilidade administrativa”. O coronel Cesar informou que está em andamento a aquisição de novas viaturas para o atendimento de todo o Estado.

Segundo documento apresentado pelo secretário, em média são empregadas diariamente  vinte viaturas do tipo Furgão, com capacidade para transportar dez detentos, e um ônibus,  com capacidade para transportar 25 detentos. Hoje estão entrando na linha montagem 46 furgões, com capacidade para transportar 16 detentos. Ainda de acordo com o documento, estão em processo de licitação cinco microônibus, que comportam vinte detentos cada, e também foram doadas sete viaturas, com capacidade de transporte de seis internos.

O secretário agradeceu a cooperação do Judiciário, que distribui de forma mais eficaz o volume de audiências ao longo da semana reduzindo assim a concentração nas terças e quintas-feiras.  Os representantes das duas instituições concordaram que o aumento da frota contribuirá para minimizar o problema. 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj