AMAERJ | 22 de novembro de 2019 18:17

Renata Gil visita governador em exercício Claudio de Mello Tavares

Presidente da AMAERJ e governador em exercício no Palácio Guanabara

Em visita institucional, a presidente da AMAERJ e presidente eleita da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), Renata Gil, se reuniu com o governador em exercício do Rio de Janeiro, desembargador Claudio de Mello Tavares. O encontro aconteceu nesta sexta-feira (22), no Palácio Guanabara, sede do governo do Estado. Presidente do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro), Tavares fica no cargo interinamente até domingo (24).

No encontro, Renata Gil tratou dos requerimentos administrativos da AMAERJ encaminhados ao TJ-RJ. A magistrada também convidou Claudio de Mello Tavares para a posse da AMB, que acontecerá em 11 de dezembro, no STJ (Superior Tribunal de Justiça), em Brasília.

Leia também: Cerimônia de posse dos dirigentes da AMB tem novo horário
AMAERJ quer deputados do Rio em comissão especial da Permuta
Eleição da AMAERJ: urnas estarão em oito locais na segunda-feira (25)

Nesta sexta, Tavares assinou três atos, sendo duas leis e um decreto. O governador em exercício instituiu o Dia Estadual do Combate ao Câncer de Mama (19 de outubro) e a campanha estadual da saúde da mulher “Outubro Rosa”. Em outra lei promulgada pelo desembargador, foi incluído no calendário de eventos do Estado a Semana de Combate e Prevenção à Síndrome de Burnout e a campanha permanente de divulgação dos sintomas e do tratamento da síndrome.

O decreto assinado por Tavares dispõe sobre a Carta de Serviços ao Cidadão, que confere transparência para a população sobre os serviços de cada secretaria do governo.

Claudio de Mello Tavares e Renata Gil

Transmissão do cargo

O governador Wilson Witzel (PSC) transmitiu o cargo para Tavares nesta sexta-feira. Witzel, o vice-governador Cláudio Castro (PSC) e o presidente da Assembleia Legislativa, André Ceciliano (PT), terceiro na linha de sucessão, estarão no exterior. Os políticos assistirão em Lima (Peru) a final da Copa Libertadores da América, que será disputada no sábado (23) pelos clubes Flamengo e River Plate.

Presidente do TJ-RJ desde fevereiro, Claudio de Mello Tavares tem 59 anos. Natural do Rio de Janeiro, é bacharel em Direito pela Universidade Candido Mendes, formado em 1985. Ele ingressou no Tribunal de Alçada em 1996. No biênio 2004/2005 foi conselheiro da AMAERJ. Em 2005, assumiu a presidência da 11ª Câmara Cível do TJ-RJ. Antes de presidir o Tribunal, Tavares foi corregedor-geral da Justiça do Rio (2017/2018).