A presidente da AMAERJ, Renata Gil, se reuniu nesta quinta-feira (1/8) com a presidente da AOJA/RJ (Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Estado do Rio de Janeiro), Claudete Pessôa, e o diretor da entidade Gustavo Duarte. No encontro, realizado na Sede Administrativa da AMAERJ, eles discutiram parcerias entre as entidades.
Os oficiais de Justiça apresentaram projetos para garantir a efetividade do processo. “Oficiais de Justiça e magistrados têm uma atuação totalmente integrada. Nós somos o longa manus, aqueles que efetivam a decisão judicial. O sistema de Central de Mandados é ótimo para fins de logística de trabalho, mas para a aproximação funcional não é bom, afastou muito os oficiais de Justiça dos magistrados. Esse afastamento traz reflexos. Hoje, buscamos essa reaproximação para garantir a efetividade do processo”, afirmou a presidente da AOJA/RJ.
Leia também: Renata Gil faz convite para a solenidade de lançamento do Prêmio
Curso de combate à corrupção na EMERJ está com inscrições abertas
Tribunal abre inscrições para o plantão no Rock in Rio
Claudete Pessôa ressaltou que as orientações dos magistrados ajudam a elucidar dúvidas importantes. Para isso, a AOJA/RJ pretende criar um aplicativo de celular de apoio funcional aos oficiais de Justiça. O aplicativo contaria com a participação de magistrados.
“Trabalhamos muito sozinhos e, às vezes, dúvidas surgem. Nesse aplicativo, haverá orientações em vídeo, entendimentos doutrinários e de magistrados, além da lei processual e de atos normativos”, disse a oficial de Justiça.
Outro projeto da AOJA/RJ é a promoção de cursos sobre os meios consensuais de resolução de conflitos. “A partir da parceria com a AMAERJ, pretendemos capacitar por meio de cursos os oficiais de Justiça a realizar com qualidade a mediação e a conciliação externa. Isso vai trazer bons frutos”, destacou Claudete Pessôa.