A presidente da AMAERJ, Renata Gil, fez a palestra de abertura do 1º Simpósio de Linguística Forense da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), no Maracanã, nesta segunda-feira (23). Ela falou sobre a importância da prova pericial no processo penal.
Graduada em Direito pela UERJ, Renata Gil também lembrou da época de estudante na faculdade e falou sobre o Judiciário fluminense.
O Simpósio acontece até quarta-feira (25), com o objetivo de contribuir com a explicitação dos vínculos entre as áreas de Linguística Aplicada e Ciências Jurídicas. A partir do contato com profissionais da área do Direito, diferentes solicitações de investigação das práticas profissionais dos operadores do Direito têm sido realizadas.
O profissional da área de Linguística Aplicada tem igualmente sido convocado a atuar em equipes multidisciplinares, contribuindo para a solução de casos concretos.
O evento pretende contribuir com a apresentação, o aprofundamento e o desenvolvimento de pesquisas na interface Linguagem e Direito. O Simpósio também visa ampliar as possibilidades de atuação profissional a linguistas aplicados, incentivando sua intervenção em equipes multiprofissionais.