Rezoneamento eleitoral, restrições orçamentárias, controle patrimonial de urnas e o uso do PJe (Processo Judicial eletrônico) são temas do 71º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel). A presidente da AMAERJ e vice-presidente Institucional da AMB, Renata Gil, participou da abertura, na noite desta quinta-feira (5), em Salvador (BA). O evento reuniu magistrados de todo o País, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM).
O evento tem o objetivo de promover o debate entre os TREs e contribuir para o aprimoramento da Justiça Eleitoral. Nesta sexta-feira (6), haverá mesas de debate sobre diferentes questões eleitorais, como a Portaria 671 do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que suspende a nomeação de novos servidores na Justiça Eleitoral a partir de 1º de novembro. Ao fim do evento, na noite desta sexta, será divulgada a Carta de Salvador.
Na abertura, o presidente do Coptrel e do TRE-SP, Mário Devienne Ferraz, destacou a importância do Colégio. “Esses encontros residem na oportunidade que os presidentes e diretores-gerais têm de discutir problemas e questões comuns, procurar aperfeiçoar a prestação de serviço eleitoral e desenvolver ferramentas que auxiliem no processo eleitoral.”
O vice-presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), ministro Humberto Martins recebeu a Medalha do Mérito Eleitoral da Bahia com Palma.
Leia também: Inscrições abertas para Simpósio de Direito Eleitoral na Bahia