O projeto “O Ideal é Real – Adoções Necessárias” foi destaque do programa “Bate-papo Ponto Com”, da Rádio MEC, nesta terça-feira (14). Lançado em janeiro pela AMAERJ, com o apoio do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), da Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Alerj (Assembleia Legislativa) e da AMB, o projeto visa mudar o perfil das adoções realizadas no país.
Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) o número de pessoas habilitadas para adoção no Brasil é cinco vezes maior que o número de crianças e adolescentes esperando para serem adotadas. Mas mesmo assim, essa conta não fecha. E o motivo é que a grande maioria das pessoas habilitadas para adoção desejam o mesmo perfil de criança, entre de 0 a 3 anos.
Para falar sobre o assunto, o programa contou com a participação do Juiz de Direito Sérgio Luiz Ribeiro Souza, com a estudante de Jornalismo da Estácio Caroline Souza, e com os pais adotivos Gilberto Scofield e Rodrigo Mello. Os dois acabaram de trazer para a família a adolescente Rafaela, de 17 anos, irmã do filho adotivo deles, Paulo Henrique, de 7 anos.
Ouça o debate completo no site da Rádio MEC.