AMAERJ | 11 de outubro de 2022 11:51

Apoiado pela AMAERJ, projeto de juiz do TJ-RJ vence o Prêmio Innovare 2022

Juiz Sérgio Ribeiro | Foto: Matheus Salomão

Idealizado pelo juiz Sérgio Luiz Ribeiro de Souza, da 4ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), com o apoio da AMAERJ, o projeto “Doe um Futuro” é o campeão do 19º Prêmio Innovare na categoria Destaque 2022. A conquista foi anunciada na noite desta segunda-feira (10). Esta é a sétima vitória do Judiciário fluminense no Innovare.

Neste ano, o prêmio Destaque do Innovare é direcionado à prática que mais se identifica com o tema “Educação e Cultura: o futuro do país”. A iniciativa do magistrado do TJ-RJ indica cursos profissionalizantes para que padrinhos financiem a formação de adolescentes em situação de vulnerabilidade. Ao todo, mil jovens já foram atendidos.

É a segunda vez que o juiz Sérgio Ribeiro vence o Prêmio Innovare. Ele já havia sido laureado em 2015, na categoria Juiz, com o projeto “Apadrinhar – Amar e Agir para Materializar Sonhos“.

“Uma grande alegria ser novamente contemplado com o Prêmio Innovare, agora como destaque da 19ª edição com o ‘Doe um Futuro’. É um projeto para a obtenção de cursos profissionalizantes para os adolescentes. Quero agradecer a todos os padrinhos que ajudaram e pagaram esses cursos para os adolescentes e para aqueles que doaram vagas de graça”, afirmou Sérgio Ribeiro.

“O Prêmio Innovare lança luz e alavanca esses projetos. Tenho certeza que o projeto ‘Doe um Futuro’ vai se desenvolver muito agora com essa premiação. Meu muito obrigado ao Instituto Innovare e a todos os padrinhos que nos propiciaram esta grande vitória”, acrescentou o magistrado.

A escolha da Comissão Julgadora do Innovare aconteceu na sexta-feira (7). Os demais vencedores nas categorias Tribunal, Juiz, Cidadania, Ministério Público, Advocacia, Defensoria Pública e CNJ/Gestão Judiciária serão anunciados até o fim da próxima semana. Ao todo, 549 iniciativas concorrem ao prêmio.

Doe um Futuro

Ao visitar os abrigos, Sérgio Ribeiro verificou a necessidade de aprendizado dos adolescentes, principalmente aqueles com idade próxima aos 18 anos, quando passam a viver por conta própria.

O “Doe um Futuro” impulsiona os adolescentes a terem uma formação profissional. A iniciativa indica os cursos profissionalizantes e os padrinhos para que financiem a formação dos adolescentes diretamente, sem entregar qualquer valor às Varas de Infância e da Juventude.

Na reunião da Comissão Julgadora do Prêmio Innovare, Grace Mendonça, ex-advogada-geral da União, destacou a importância do projeto.

“Na ficha de inscrição da prática, o juiz explica que de nada adiantaria oferecer um curso de padeiro para um jovem que deseja um curso de cabeleireiro ou vice-versa. Ele procurou ouvir um pouco da vocação desses jovens, mapeou os cursos de interesse, fez contato com instituições de ensino que pudessem oferecer vagas e teve o cuidado de buscar cursos próximos aos abrigos, para facilitar o deslocamento.”

Reunião da Comissão Julgadora do Innovare | Divulgação

TJ-RJ no Innovare

O Judiciário do Rio de Janeiro já venceu o Innovare sete vezes. Confira as práticas premiadas:

2004 – TJ-RJ/Cristina Gaulia – Comissão de Acompanhamento de Qualidade dos Serviços Judiciais (COMAQ)
2007 – Murilo Kieling – “O Juizado Especial Criminal como Garantia de Segurança para o Cidadão-Consumidor-Torcedor”
2008 – TJ-RJ – Projeto de ajuda de custo a peritos que atuam em processos em que há gratuidade de Justiça
2011 – Marilene Melo Alves – “Programa de Mediação em Comunidades Atendidas pelas Unidades de Polícia Pacificadoras – Upps”
2014 – Adriana Ramos de Mello – “Projeto Violeta”
2015 – Sérgio Luiz Ribeiro de Souza – “Apadrinhar”
2022 – Sérgio Luiz Ribeiro de Souza – “Doe um Futuro”

Prêmio Innovare

Desde a criação, em 2004, o Prêmio Innovare trabalha para identificar e colocar em evidência iniciativas que trazem inovações e contribuem para o aprimoramento da Justiça. Ao todo, já foram premiadas 254 práticas entre 7.930 de diversas áreas da atuação jurídica. Todas as iniciativas selecionadas são incluídas no Banco de Práticas do Innovare. Conheça as práticas no site da premiação.

A premiação é realizada pelo Instituto Innovare, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Associação Nacional dos Procuradores da Repúlica (ANPR), a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), e o Grupo Globo.

O conselho superior do Innovare é presidido pelo ministro Ayres Britto, aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF).

Leia também: Vencedores do AMAERJ Patrícia Acioli serão premiados em um mês
Aplicativo Maria da Penha Virtual ganha selo de boas práticas no TJ-MG
AMAERJ parabeniza magistrados pelos 32 anos do 9º Concurso