O programa “Juristur – Conhecendo o Judiciário” está com datas disponíveis para agendamento de visitas em 2025. As instituições de ensino interessadas já podem para marcar os encontros, que começarão em fevereiro. O projeto possibilita que universitários e alunos dos ensinos médio e fundamental conheçam o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).
As visitas acontecem às segundas-feiras. As faculdades e escolas devem realizar o agendamento pelo e-mail juristur@amaerj.org.br ou pelo WhatsApp (21) 97030-1924. Os grupos devem ter de 15 a 35 pessoas.
O Juristur é coordenado pelo juiz aposentado Joel Pereira dos Santos, que recepciona os estudantes, explica a organização judiciária e relembra processos julgados pelo TJ-RJ.
Nas visitas, os alunos conhecem as dependências do TJ, como os plenários do Órgão Especial e do Tribunal Pleno, e participam de uma visita guiada pelo Museu da Justiça, onde ficam o Salão dos Passos Perdidos, o 1º Tribunal do Júri, o antigo Tribunal Pleno e o Salão dos Espelhos.
O Juristur foi criado pela AMAERJ em 1996 para contribuir com a formação profissional dos estudantes.
Leia também: Instituto idealizado pelo desembargador Antonio Cesar Siqueira será inaugurado em Minas Gerais
Juíza Eunice Haddad prestigia posse da nova presidente da AMAPI
Presidente da AMAERJ, ministro e magistrados do Rio participam de homenagem ao procurador-geral de Justiça