AMAERJ | 21 de janeiro de 2019 13:48

Programa Juristur recebeu 332 estudantes em 2018

Alunos do 1º período do curso de Direito da Universidade Candido Mendes

Promovido pela AMAERJ, o programa “Juristur – Conhecendo o Judiciário” recebeu 332 estudantes ao longo de 2018. Universitários, alunos do ensino médio e líderes comunitários conheceram as dependências do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e conversaram com juízes e desembargadores.

Participaram do Juristur alunos da Universidade Candido Mendes (UCAM), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Estácio de Sá, Univeritas, Faculdade Internacional Signorelli, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) e Colégio Estadual Antônio Prado Junior, além de líderes comunitários da Justiça Cidadã (programa do TJ-RJ).

Leia também: EMERJ oferece vagas para Cursos de Formação Continuada
AMAERJ sorteia inscrição para curso nos Estados Unidos
Conselho da Magistratura recomendará candidatos à remoção e promoção no dia 28

Os participantes passaram por locais históricos no Museu da Justiça, como o Salão dos Passos Perdidos, o Tribunal do Júri, o Tribunal Pleno e o Gabinete Presidencial. Os estudantes assistiram a julgamentos e sessões e fizeram júri simulado.

O Juristur é coordenado pelo juiz Joel Pereira dos Santos. O programa é uma iniciativa da AMAERJ, criado em 1996 com o objetivo de contribuir para a formação profissional dos estudantes. O programa oferece a oportunidade de os alunos conhecerem de perto o Fórum e o funcionamento dos órgãos do Judiciário, contribuindo para sua formação acadêmica.

Diretores da AMAERJ conversam com líderes comunitários

Turma Recursal

A AMAERJ e a Cojes (Comissão Judiciária de Articulação dos Juizados Especiais do TJ-RJ) também promoveram duas edições da Turma Recursal Simulada, em que 50 estudantes de Direito tiveram a oportunidade de participar de julgamentos fictícios.

Turma Recursal Simulada com alunos da PUC-Rio
Renata Gil conversa com estudantes de Direito da Candido Mendes
Alunos no Tribunal Pleno do TJ-RJ