O juiz Marvin Ramos Moreira, presidente da 6ª Regional da AMAERJ, em Volta Redonda, concedeu uma entrevista à Revista Acontece Interior (edição do mês de agosto) e falou sobre a situação atual do Judiciário. Para o magistrado, um dos maiores problemas é a alta demanda de causas. “O principal entrave da categoria no momento, sem dúvida, é o excessivo volume de trabalho, motivado pelo maior esclarecimento da população que busca cada dia mais os seus direitos.”
Em sua opinião, “a sociedade está muito descrente no Poder Público, em geral, e deposita no Judiciário suas esperanças de mudança e combate aos flagelos da corrupção e malversação de recursos públicos. Se o Estado se mostra ausente, a demanda recai em maior número no Poder Judiciário, que tem a obrigação de buscar pacificação social”, comenta o juiz sobre a importância que é depositada sobre os magistrados para a solução dos problemas do país.
Marvin também comentou os avanços do setor com a implementação dos processos eletrônicos. “É um dos caminhos para a melhora dos serviços judiciários, onde o papel é totalmente substituído pelo computador, com todos os andamentos feitos diretamente pelos sistemas do Tribunal, reduzindo o custo e desperdício de papel e manuseio de processos e consideravelmente o tempo de duração da demanda”, disse.