O 3º Encontro Estadual dos Magistrados reuniu cerca de 200 pessoas, entre juízes e desembargadores da ativa e aposentados do Rio, presidentes de associações de outros Estados, pensionistas e parentes de magistrados. O fim de semana foi marcado pelo clima de descontração e reencontro entre os colegas.
“Esse é o terceiro encontro e é uma honra receber colegas de outros estados. Os magistrados do Rio têm feito um trabalho muito bacana de união e, por isso, estamos aqui com aposentados, aqueles que ingressaram no concurso agora, colegas de meio e de topo de carreira. A cúpula criminal do Rio está toda aqui. Quero agradecer a confiança de vocês no trabalho que temos desempenhado. Esse é um espaço de convivência e amizade e, como esse, vários outros encontros serão proporcionados”, agradeceu a presidente da AMAERJ, Renata Gil.
Leia mais: ‘Juízes têm que ter consciência de que são vítimas em potencial’, diz Leonardo Novo
Associados da AMAERJ destacam integração entre ativos e aposentados no Encontro dos Magistrados
Realizado em Mangaratiba, o evento contou com show da banda Radial 80, que cantou músicas de conjuntos de rock nacionais e internacionais dos anos 80 e 90; e com a roda de samba do grupo Batuque do Gueto. O especialista Leonardo Novo fez palestra sobre Segurança Preventiva. Houve, ainda, partidas de tênis e beach tennis.
Presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Pernambuco (Amepe), Emanuel Bonfim, contou que vai levar o formato do evento promovido pela AMAERJ, que mescla atrações sociais e institucionais, para seu estado.
“Foi um encontro super agradável, com clima de confraternização entre os magistrados. Renata faz a diferença porque ela congrega e faz questão que todos estejam à vontade. Vou levar essa ideia para Pernambuco, com a parte institucional e a social porque ajuda a agregar a classe”, disse.
União da classe
Recém-empossada como presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), Elbia Araújo, também destacou o formato do Encontro dos Magistrados Fluminenses.
“Foi maravilhoso. Uma oportunidade de congraçamento não apenas entre presidentes de associações, mas de toda a magistratura brasileira. Achei o formato ideal, porque temos uma sobrecarga no nosso trabalho e aqui tivemos a chance de confraternizar”, avaliou.
Para Fernando Cury, presidente da Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul (Amamsul), o diferencial do evento é a oportunidade de aproximação entre os magistrados da ativa e aposentados de todo o país.
“É uma oportunidade de confraternizar com os colegas. Nosso dia a dia é muito corrido e, apesar de trabalharmos no mesmo fórum, não temos tempo para conversar sobre trabalho ou sobre a vida pessoal. Os magistrados do Rio são muito animados e a Renata deixou todos à vontade. A palestra sobre segurança preventiva também foi essencial porque é um conhecimento importante para a nossa rotina”, avaliou.
Presidente do Nupemec (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJ-RJ) e integrante do Comitê Gestor da Conciliação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o desembargador Cesar Cury, levou a família ao encontro.
“A estrutura do espaço é muito boa e o evento foi extraordinário pela integração entre magistrados, com um clima de descontração, e pela programação. A palestra foi muito instrutiva e os shows cheios de alegria. As crianças também aproveitaram bastante”, contou.
Também participaram do encontro os presidentes das associações Paulista de Magistrados (Apamagis), Fernando Bartoletti; dos Magistrados Mineiros (Amagis); dos Magistrados Piauienses (Amapi), Thiago Brandão de Almeida; e dos Magistrados do Amazonas (Amazon), Cássio André Borges.