Destaques da Home | 12 de maio de 2023 16:10

Presidente Ricardo Cardozo conversa com juízes do 13º NUR

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, se reuniu, nesta sexta-feira (12), com magistrados do 13º Núcleo Regional (NUR), na Barra da Tijuca (Zona Oeste). O juiz Richard Robert Fairclough, secretário-geral da AMAERJ, representou a instituição e sua presidente, Eunice Haddad. 

A necessidade da parceria entre magistrados foi destacada pelo desembargador Cardozo. “Somos um time, uma equipe. Porque em um time todos têm que agir em conjunto. O que os senhores fazem reflete na Justiça, no Poder Judiciário. O que a administração faz, também. Estamos juntos trabalhando em prol da Justiça”, afirmou.

A desembargadora Maria Isabel Paes Gonçalves, presidente da Comissão de Políticas Institucionais para Eficiência Operacional e Qualidade dos Serviços Judiciais (Comaq), falou com os colegas sobre sua linha de trabalho à frente da comissão e o planejamento do núcleo durante a gestão. 

O presidente Cardozo apresentou os juízes auxiliares e discorreu sobre a atuação deles na busca da melhoria da atividade jurisdicional.

A juíza Renata Guarino Martins, auxiliar da presidência à frente da Secretaria de Governança, Inovação e Compliance, falou sobre as pesquisas que realizou com a juíza auxiliar Fernanda Xavier Brito em tribunais estaduais em busca de ideias e projetos de melhoria da atividade jurisdicional. Ela listou os projetos em desenvolvimento.

As melhorias da estrutura tecnológica do Tribunal foram apresentadas pelo juiz auxiliar Alberto Republicano. Ele falou sobre a digitalização de processos, Processo Judicial eletrônico (PJe) e o planejamento do setor de tecnologia do TJ. 

O diálogo mantido pela AMAERJ com os dirigentes do Tribunal para levar as reivindicações dos magistrados foi destacado por Alberto Republicano.  

Também foram abordados temas como aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, remoção, trabalho presencial, balcão virtual, força de trabalho, modernização do Tribunal e acumulação.

Participaram da reunião cerca de 50 magistrados, entre eles os juízes Juliana Kalichsztein, diretora do 13º NUR, e Mario Olinto, diretor do Fórum da Barra da Tijuca.