Notícias | 08 de maio de 2014 14:25

Presidente Leila Mariano ministra palestra para os juízes do Curso de Formação Inicial

A presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargadora Leila Mariano, realizou nesta quarta-feira, dia 7, uma palestra para os 26 novos juízes participantes do 34º Curso de Formação Inicial, aprovados no 45º Concurso para Ingresso na Carreira da Magistratura fluminense, cujo resultado final foi homologado no dia 31 de março. O evento foi realizado na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj).

A presidente falou sobre os principais temas com os quais os novos magistrados irão deparar-se no seu dia a dia, como a relação com os órgãos administrativos, a questão da produtividade e das metas determinadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a gestão da serventia. “Precisamos resolver o conflito de forma pacificada e buscar, sempre que possível, a composição. E, para quem está chegando agora, a mensagem que deixo é que viva cada dia como se fosse o primeiro, sem nunca perder o entusiasmo pelo seu trabalho”, disse a presidente do TJRJ.

emerj

Os juízes auxiliares da Presidência também participaram da palestra, explicando aos novos magistrados como funcionam as áreas pelas quais são responsáveis. O desembargador Joaquim Domingos e a juíza Marcia Hollanda falaram sobre as áreas de Informática e de Arquivo do Tribunal, ressaltando os cuidados que devem ser tomados no uso da Intranet e sobre o processo digital.

As juízas Valéria Pachá e Alessandra Bilac falaram, respectivamente, sobre a parte jurisdicional e criminal, mostrando que alguns dos principais focos da atual gestão do Tribunal são a efetividade da jurisdição na primeira instância e a segurança institucional. Os projetos sociais, a sustentabilidade, o gerenciamento de pessoas e a responsabilidade de zelar pelo patrimônio foram alguns dos temas abordados pelas juízas Maria Paula Galhardo e Tania Paim, que concluíram a palestra.

O diretor da Emerj, desembargador Sergio Verani, fez o encerramento da palestra. Também compôs a mesa o juiz André Luiz Nicolitt, membro do Conselho Consultivo da Emerj.

Fonte: TJ-RJ