A presidente da AMAERJ, Eunice Haddad, debateu propostas de interesse da classe nesta terça-feira (31), em Brasília. A magistrada se reuniu com o senador Romário (PL-RJ), no Congresso Nacional, e com a representante no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Marlova Jovchelovitch Noleto.
Participaram dos encontros a presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil, e dirigentes da entidade nacional.
No Senado, o tema da reunião foi a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 63/2013, que institui a Valorização por Tempo da Magistratura (VTM). Eunice Haddad e Renata Gil explicaram ao senador Romário a importância da VTM para o fortalecimento do Poder Judiciário.
Pela segunda semana consecutiva, as associações de magistrados formam uma força-tarefa no Senado pela aprovação da PEC, que restabelece o antigo Adicional por Tempo de Serviço (ATS). A implantação da VTM tem o apoio do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Na Unesco, representantes da AMAERJ e da AMB conversaram com Marlova Jovchelovitch sobre projetos para combater fake news.
Leia também: Tribunal de Justiça do Rio empossa 23 juízes removidos
Votação no Hors Concours do AMAERJ Patrícia Acioli começa nesta quarta (1º)
Socorro às vítimas das chuva une TJ e magistrados de Pernambuco