Magistrados do Rio de Janeiro participam nesta semana do 5º Encontro de Mediadores, promovido pelo Tribunal de Justiça (TJ-RJ), no Centro de Convenções da Federação das Indústrias do Estado (Firjan). Ao discursar na abertura do evento, a presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, destacou ser fundamental para o Sistema de Justiça os métodos alternativos de solução de conflitos.
“Vivemos a grande patologia do conflito. A primeira opção em qualquer situação conflituosa é o processo. Todos nós precisamos mudar essa cultura, por isso a importância desse encontro. É necessário haver mediadores qualificados e juízes capacitados nos CEJUSCs para que possamos entregar, cada vez mais, uma justiça efetiva por meio do diálogo e da consensualidade”, afirmou.
A presidente Eunice Haddad parabenizou o desembargador Cesar Cury, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e da Escola de Mediação (EMEDI), pela organização do encontro. “O desembargador Cesar Cury é um grande ícone da mediação e da Justiça Multiportas no Sistema de Justiça brasileiro.”
A magistrada, que também é vice-presidente de Assuntos Legislativos da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), falou sobre o trabalho associativo pela aprovação do Projeto de Lei nº 533/2019, que propõe a busca de um acordo antes das partes acionarem a Justiça em conflitos relativos ao Direito do Consumidor.
“A AMB trabalha no Congresso junto ao Fonamec e ao Fonaje pelo projeto, que condiciona o ajuizamento a uma conciliação prévia. Sabemos que muitos problemas poderiam ser resolvidos com um breve diálogo entre consumidor e empresa”, disse.
O desembargador Cesar Cury frisou que o TJ-RJ tem, atualmente, “juízes extremamente dedicados, capacitados e adeptos do Sistema Multiportas”. O magistrado ressaltou a importância do 5º Encontro de Mediadores para aprimorar a atuação na área.
“É uma oportunidade para podermos discutir, trocar reflexões, ideias, apresentar resultados e experiências, de modo a criar condições para desenvolver ainda mais a Justiça Multiportas do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e do Judiciário nacional”, afirmou o desembargador Cesar Cury, que também dirige o Departamento de Estudos e Pesquisas da AMAERJ.
O desembargador Caetano da Fonseca Costa, 1º vice-presidente do TJ-RJ, representou o Tribunal no evento. “Quanto mais escuto e leio sobre mediação, mais me encanta. A mediação estimula no ser humano o que há de mais importante, que é o diálogo, a aproximação. Nós precisamos do diálogo. A mediação não é o futuro, é o presente. Quero trazer a minha admiração ao trabalho que o desembargador Cesar Cury e toda a equipe vêm fazendo nos últimos anos”, destacou.
Também participou do encontro o diretor de relações internacionais da Firjan, Márcio Fortes de Almeida. O evento é promovido pelo TJ até sexta-feira (4), das 10h às 18h, em parceria com o Nupemec e a EMEDI e o apoio da AMAERJ e da Mútua dos Magistrados.
Leia também: Almoço reúne presidente Eunice Haddad e magistrados aposentados no Fórum Central
Juízes da Regional da AMAERJ em Niterói realizam reunião
Desembargador Claudio Mello Tavares e juiz Fábio Porto lançarão livro no Foyer no dia 15