O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) concedeu, nesta sexta-feira (21), a Medalha do Mérito Eleitoral a 20 autoridades e personalidades. Ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e magistrados do Rio foram condecorados. A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, esteve na solenidade, no Grande Hall do Palácio da Democracia.
Os ministros laureados foram Cármen Lúcia, presidente do TSE, André Ramos e Vera Lúcia Araújo. A desembargadora Andréa Pachá, secretária-geral da Presidência do TSE, representou a ministra Cármen Lúcia na cerimônia.
Nove magistrados do Rio de Janeiro receberam a insígnia: os desembargadores Luiz Felipe Francisco, Andréa Pachá e Maria Paula Galhardo e os juízes Bruno Rulière, Carlos Eduardo de Figueiredo, Gilberto Abdelhay Júnior, Leonardo Grandmasson, Mirela Erbisti e Almir Carvalho.
O presidente do TRE-RJ, desembargador Henrique Figueira, destacou a contribuição dos homenageados à Justiça Eleitoral e citou que o evento marcou o início das comemorações dos 50 anos do TRE.
“Esse é um momento significativo para a Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro. Hoje temos a honra de outorgar a Medalha do Mérito Eleitoral a 20 personalidades que se destacaram com suas valiosas contribuições para o fortalecimento da democracia. Vocês ajudaram a garantir que as eleições fossem um reflexo da vontade do povo, promovendo a justiça e a transparência em cada etapa do processo eleitoral”, frisou.
Entre os presentes estavam os desembargadores Ricardo Couto, presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ); Peterson Barroso Simão, vice-presidente do TRE e corregedor eleitoral; Claudio Mello Tavares, futuro integrante do TRE-RJ e presidente do TJ-RJ no biênio 2019-2020; e Miguel Pachá, presidente do TJ-RJ de 2003 a 2004; os desembargadores eleitorais Daniela Bandeira e Rafael Estrela; e a 2ª vice-presidente da Assembleia Legislativa (Alerj), deputada Tia Ju.
Também receberam a comenda integrantes das Forças Armadas, servidores da Justiça Eleitoral e profissionais de comunicação.
Leia também: AMAERJ acompanha posse do superintendente da Polícia Federal no Rio
Supremo define que a remoção na Magistratura precede a promoção
Tribunal Pleno elegerá integrantes do TRE-RJ na próxima semana