AMAERJ | 03 de dezembro de 2024 18:36

Presidente Eunice Haddad participa do Encontro Nacional do Poder Judiciário

Presidente Eunice Haddad e dirigentes associativos da Magistratura durante o encontro | Foto: AMB

Os dirigentes da Justiça brasileira estão reunidos em Campo Grande (Mato Grosso do Sul), onde é realizado o 18º Encontro Nacional do Poder Judiciário. A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, participa do evento, que começou nesta segunda-feira (2).

Organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o encontro conta com a presença de autoridades do Poder Judiciário, presidentes de 91 tribunais, magistrados e servidores. Estiveram presentes na abertura o presidente e o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministros Luís Roberto Barroso e Edson Fachin; e o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin.

O Encontro Nacional do Poder Judiciário é realizado anualmente com o objetivo de traçar metas nacionais para o Judiciário e premiar os Tribunais que se destacaram no cumprimento dessas diretrizes.

O ministro apresentou números do desempenho de 2024, informando que, neste ano, foram distribuídos 23 milhões de processos e julgados 25 milhões de ações, demonstrando o cumprimento da meta nacional nº 1: julgar mais processos do que os distribuídos.

Ao discursar, o presidente Barroso ressaltou a competência e a independência da Magistratura.

“Estive na China em junho, um país com 1,4 bilhão de habitantes — mais de seis vezes a população do Brasil. Lá, são registrados 45 milhões de processos e há 120 mil juízes. No Brasil, com um corpo de apenas 18 mil juízes, lidamos com um acervo de 82,7 milhões de ações, o que demonstra o volume de trabalho e a produtividade dos nossos magistrados. Quero reiterar a convicção de que o juiz íntegro, preparado e trabalhador é uma dádiva para o país, para a democracia e para a Justiça. Temos a felicidade de contar com juízes recrutados em concurso público, de grande independência, e tenho orgulho de presidir o Judiciário mais produtivo do mundo”, disse.

Ministro Luís Roberto Barroso | Foto: AMB

Leia também: TJ-RJ e TRE-RJ são laureados no Prêmio CNJ de Qualidade 2024
Juízes dos Juizados Cíveis e Fazendários podem se inscrever no workshop do ASSIS
Retrato do desembargador Cláudio Dell’Orto será inaugurado em galeria da EMERJ