AMAERJ | 23 de junho de 2025 16:23

Presidente Eunice Haddad participa de reunião do NUPEMEC com juízes

Presidente Eunice Haddad fala com os colegas na reunião

A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, participou de reunião com o presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (NUPEMEC), desembargador Cesar Cury, e juízes dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC’s) da Capital, nesta segunda-feira (23). O desembargador Alexandre Câmara, presidente do Núcleo de Cooperação Judiciária do TJ-RJ (NUCOOP) também esteve no encontro.

Realizada na sede da Escola de Mediação (EMEDI), a reunião tratou da melhoria da prestação jurisdicional. O desembargador Cesar Cury falou sobre os projetos do NUPEMEC e destacou a importância da interlocução com os juízes.

“O NUPEMEC reconhece os desafios que os juízes têm pelo volume de trabalho que não para de crescer. Nossa missão é ajudar o juiz no que for possível. Por isso, estamos ouvindo os juízes para que possamos discutir e tentar solucionar os problemas, de forma a melhorar as condições de trabalho e o desempenho de todos. Há condições de fazermos uma progressiva transformação no atual quadro e isso passa por uma série de iniciativas”, afirmou o desembargador.

Juíza Eunice Haddad e desembargador Cesar Cury

O magistrado disse que serão realizadas reuniões com juízes de outras regiões. “Vamos fazer reuniões setoriais com todos. Iremos estabelecer essa interlocução com os juízes e que seja efetiva, para que a possamos construir um modelo para tornar o nosso trabalho mais eficiente”, frisou o presidente do NUPEMEC.

A presidente da AMAERJ elogiou a realização do encontro com os juízes. “Parabenizo o NUPEMEC e o NUCOOP porque buscar soluções é essencial, não apenas em razão do excesso de trabalho, mas também para prestarmos um bom serviço para a sociedade. Coloco a AMAERJ à disposição para ajudar. Parabenizo pela iniciativa de conversar com os colegas, é nessa troca de ideias que chegamos às soluções”, ressaltou a juíza Eunice Haddad.

Durante a reunião, os magistrados tiraram dúvidas e apresentaram sugestões. O juiz Francisco Posada mostrou a plataforma +Acordo, do TJ-RJ, que permite que as partes negociem diretamente e celebrem acordos em casos em andamento sem audiência e em ambiente virtual.

Juíza Eunice Haddad e desembargador Alexandre Câmara

Juiz Francisco Posada e magistrados dos CEJUSC’s da Capital

Leia também: A pedido da AMAERJ, nova resolução permite a substituição do magistrado plantonista sem permuta
Magistrados e familiares confraternizam na Festa Junina da AMAERJ
Magistradas podem se inscrever em treinamento de proteção feminina do TJ-RJ