
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) inaugurou, nesta terça-feira (14), o Edifício Desembargador Antônio Jayme Boente. A juíza Eunice Haddad, presidente da AMAERJ, descerrou a placa de inauguração do espaço junto aos desembargadores Peterson Barroso Simão, presidente da Corte Eleitoral, e Henrique Figueira, presidente do TRE de 2023 a 2025. O evento aconteceu no Palácio da Democracia, no Centro do Rio.
A presidente Eunice Haddad parabenizou o TRE-RJ pela iniciativa. “A Justiça Eleitoral é um dos pilares da democracia e o TRE do Rio de Janeiro é um dos melhores do país. Esse novo edifício oferecerá melhores condições de trabalho e, consequentemente, garantirá serviços ainda mais eficientes para a população. A homenagem ao saudoso desembargador Antônio Jayme Boente é justíssima, um magistrado que se dedicou por décadas ao Poder Judiciário e à Justiça Eleitoral”, afirmou.
Entre os magistrados presentes, estiveram os desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) Claudio Brandão, corregedor-geral da Justiça e presidente do TRE de 2019 a 2021; Suely Lopes Magalhães, 1ª vice-presidente do TJ-RJ; Maria Angélica Guedes, 2ª vice-presidente; Heleno Pereira Nunes, 3º vice-presidente; Edson Aguiar de Vasconcelos, presidente do TRE em 2015; Elton Leme, presidente do TRE de 2021 a 2023; Maria Helena Machado, diretora da Escola Judiciária Eleitoral Desembargador Roberto Felinto (EJE-RJ); e Fernando Cerqueira Chagas, recém-eleito para a Corte Eleitoral.
O desembargador Peterson Barroso Simão cumprimentou a todos presentes e ressaltou a importância do momento. “É imensa a honra de recebê-los. Estamos celebrando um marco na história da Justiça Eleitoral fluminense. Que este espaço seja de muito compromisso e inspiração para todos que aqui trabalham”, disse o presidente do TRE.


A instalação, anexa à sede do TRE-RJ, foi recentemente reformada e abrigará servidores da Corte e uma nova central de atendimento ao eleitor. O prédio foi batizado em homenagem ao ex-presidente do TRE Antônio Jayme Boente (1960-2022), responsável por conduzir os trabalhos nas eleições de 2016.
“Este espaço recebe o nome de uma personalidade ungida pela rara conceituação unânime do desembargador Antônio Jayme Boente, que foi suplente, corregedor e presidente deste Tribunal, e que tanto honrou a Magistratura fluminense por 31 anos”, afirmou o presidente Peterson Barroso Simão.

Após o descerramento da placa, os desembargadores Alexandre Eduardo Scisinio e Maria Helena Machado realizaram o desenlace da fita inaugural do prédio.
O evento contou, ainda, com a abertura da exposição “A Arte Brasileira”, do artista plástico Gerardo de Souza. A desembargadora Helda Meireles e o juiz Almir Carvalho fizeram a inauguração da mostra, que permanece em exibição até o dia 31 de outubro, com visitação aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h.















Leia também: Magistrados do TJ-RJ são eleitos para o Tribunal Regional Eleitoral
AMAERJ parabeniza magistrados do 9º Concurso pelos 35 anos da posse
Juristur recebe participantes do projeto ‘Justiça Cidadã’ de Barra Mansa