AMAERJ | 04 de setembro de 2024 12:52

Presidente Eunice Haddad e desembargadores do TJ-RJ acompanham posse do novo diretor-geral da Enfam

Ministro Benedito Gonçalves com dirigentes associativos da Magistratura | Foto: AMB

O ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), tomou posse como diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) nesta quarta-feira (4). Estiveram na solenidade, em Brasília, a presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, e os desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) Caetano da Fonseca Costa, 1º vice-presidente do TJ, Marco Aurélio Bezerra de Melo, diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado (EMERJ), e Adriana Ramos de Mello.

Participaram da cerimônia os ministros Edson Fachin, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF); Herman Benjamin, presidente do STJ; Luis Felipe Salomão, vice-presidente do STJ; e Mauro Campbell, corregedor nacional de Justiça. Dirigentes da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) prestigiaram o evento.

O ministro Benedito Gonçalves sucede na Escola ao ministro Mauro Campbell. A solenidade foi realizada no Espaço Cultural STJ. A gestão 2024-2026 da Enfam tem como vice-presidente a ministra Isabel Gallotti.

Desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, juíza Eunice Haddad e ministro Humberto Martins, do STJ
Desembargadores Caetano da Fonseca Costa e Adriana Ramos de Mello, juíza Eunice Haddad e Patsy Schlesinger (diretora do Departamento de Aperfeiçoamento dos Magistrados da EMERJ)

Ministro Benedito Gonçalves

Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é especialista em Direito Processual Civil pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Direito pela Universidade Estácio.

O ministro Benedito Gonçalves iniciou a carreira na Magistratura como juiz federal em Santa Maria (RS). Posteriormente, voltou ao Rio de Janeiro, onde se tornou desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), cargo que exerceu até a sua nomeação para o STJ, em 2008.

Primeiro ministro negro do Tribunal da Cidadania, Benedito Gonçalves integra a Corte Especial, a Primeira Seção e a Primeira Turma – as duas últimas, especializadas em Direito Público. É membro da Comissão de Jurisprudência e do Conselho de Administração. Atuou no Conselho da Justiça Federal (CJF) No biênio 2015-2017 e foi membro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre 2019 e 2023, onde também exerceu a função de corregedor-geral da Justiça Eleitoral.

Foto: AMB
Foto: AMB

Leia também: TJ publica a escala do Plantão Judiciário no recesso forense
Magistrados e pensionistas confraternizam na comemoração da AMAERJ com os aniversariantes
Presidente Eunice Haddad prestigia posse do novo corregedor Mauro Campbell, que diz estar irmanado para valorizar a Magistratura