Brasil | 13 de julho de 2021 11:36

Presidente do TJ-RJ recebe a Medalha do Mérito Judiciário do TRF2

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Henrique Figueira, foi condecorado, nesta segunda-feira (12), com a Medalha do Mérito Judiciário do Tribuna Regional Federal da 2ª Região (TRF2).

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, também foi homenageado. A cerimônia aconteceu no TRF2, no Centro do Rio.

Leia também: Recadastramento dos associados da AMAERJ está na última semana
AMAERJ parabeniza magistrados pelos 21 anos do 32º Concurso
Webinar abordará nova edição de livro sobre Direito Cooperativo do Trabalho

 O desembargador Henrique Figueira definiu a homenagem como “um gesto de bondade e generosidade”.

“Sinto-me profundamente agradecido e honrado com a condecoração. A medalha tem oito pontos que simbolizam amor, justiça, fé, humildade, consciência, resiliência, sinceridade e verdade. De fato, esses são predicados indispensáveis ao exercício da Magistratura, condições que fazem de uma pessoa um juiz”, disse.

Para o presidente do TRF2, desembargador Messod Azulay Neto, o histórico de destacado jurista Henrique de Figueira, modelo de dignidade e competência, e sua dedicação ao aprimoramento da Justiça do Rio é exemplo de um trabalho visionário no Direito.

Ao receber a medalha, o ministro Fux afirmou aos magistrados que não bastam dedicação e conhecimento para resolver as questões julgadas. Segundo ele, o trabalho da Magistratura exige caráter e afinco em defesa da democracia, do fortalecimento dos Direitos Humanos, da preservação do meio ambiente e da inserção do Brasil à era da Justiça digital.

“A Justiça tem papel fundamental na luta pela guarda da Constituição. O povo espera da gente um trabalho independente e corajoso. É uma honra receber essa condecoração no meu Estado, ao lado de amigos queridos que têm uma carreira brilhante e servem de inspiração para todos nós”, afirmou.