O “Juristur – Conhecendo o Judiciário” recebeu ontem (6) 36 estudantes de Direito do Centro Universitário de Barra Mansa. O presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, participou do programa da Amaerj e conversou com os alunos. “Quando fui presidente da Amaerj, em 1996, criei o Conhecendo o Judiciário, também conhecido como Juristur. Ao longo de todos esses anos, venho acompanhando o desenvolvimento das atividades e constato o seu crescimento. É importante aliar a teoria que os alunos recebem em sala de aula com as informações adquiridas sobre o funcionamento da Justiça na sua prática. E fico muito feliz em recebê-los porque, ao tempo em que fui Defensor Público na Comarca de Barra Mansa, tive o prazer de lecionar a matéria de Direito Civil no Centro Universitário de Barra Mansa”, afirmou o magistrado, no Órgão Especial.
Alunos de Direito com os magistrados Luiz Fernando de Carvalho e Joel Pereira
Os estudantes também acompanharam uma palestra sobre organização judiciária com o juiz Joel Pereira dos Santos, coordenador do Juristur. Em seguida, os alunos conheceram as dependências do Museu da Justiça, como o antigo gabinete Presidencial, a Biblioteca do Museu, o salão dos espelhos, o antigo Plenário e o I Tribunal do Júri. Depois, a turma conheceu o funcionamento do Tribunal Pleno.
Os estudantes foram acompanhados pela professora Gabriela Quinhones, pela secretária do Juristur Priscilla Mantuano e pela estagiária Daniele, da Universidade Veiga de Almeida.
Estudantes acompanharam palestra do coordenador do Juristur sobre organização judiciária
O Juristur tem como objetivo de forma lúdica e divertida contribuir para a formação profissional dos estudantes de Direito, assim como criar canais de comunicação com as escolas e a sociedade em geral, aproximando-os do Poder Judiciário.
Fonte: Amaerj