Notícias | 20 de abril de 2015 14:59

Presidente do TJ-RJ ouve reivindicações de juízes da Baixada Fluminense

Em sua segunda visita a um núcleo regional do Poder Judiciário fluminense, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, abriu na sexta-feira (17) diálogo com juízes e servidores do 4º NUR, um dos maiores do estado, com 13 comarcas na Região Metropolitana do Rio. A comitiva do Tribunal foi recebida pela diretora do Fórum de Duque de Caxias e integrante da Diretoria da Amaerj, juíza Mafalda Lucchese, e pelo juiz dirigente do Núcleo, Alberto Republicano de Macedo Júnior. O encontro, que teve a participação da Regional da Amaerj de Duque de Caxias, reuniu cerca de 70 juízes.

upload_00000340

Cerca de 70 juízes participaram do encontro com o presidente do TJ-RJ | Foto: Luis Henrique Vicent

A comitiva da presidência foi formada pela corregedora-geral, desembargadora Maria Augusta Vaz; pelos desembargadores José Carlos Maldonado (Comissão de Segurança) e Ricardo Cardozo (Comissão de Apoio à Qualidade dos Serviços Judiciários, Comaq); pelos juízes Luiz Márcio Alves Pereira e João Luiz Ferraz de Oliveira Lima; e pelos diretores-gerais Gabriel Albuquerque (Gestão de Pessoal), Nilton Benevides (Engenharia) e Francisco Matias (Segurança Institucional).

Prioridades da Gestão

Em reunião com cerca de 70 juízes que atuam em comarcas do 4º NUR, o presidente do Tribunal de Justiça voltou a destacar as prioridades de sua gestão: valorização da primeira instância, recuperação salarial dos servidores e ampliação do diálogo com a sociedade, por meio dos meios de comunicação. O desembargador Luiz Fernando lembrou aos magistrados a importância de um bom relacionamento com as mídias impressa e eletrônica, com o objetivo de buscar a transparência no Poder Judiciário.

“A comunicação é uma das metas da nossa gestão, com o objetivo de darmos maior oxigenação ao Poder Judiciário fluminense. Quando um juiz se recusa a falar com a imprensa, ela diz o que quer e isso acaba valendo como verdade”, observou o desembargador Luiz Fernando, que foi pioneiro no Tribunal de Justiça do Estado na criação da Comissão Mista de Comunicação Institucional, que visa à busca permanente do diálogo com a sociedade por meio da mídia.

Valorização

Em reunião com cerca de 100 servidores que atuam em comarcas do 4º NUR, o presidente do Tribunal de Justiça reforçou a ideia de que é preciso buscar a valorização do servidor, devolvendo-lhe o orgulho de trabalhar no Poder Judiciário fluminense, que tem sido prejudicado pelas dificuldades salariais e de condições de trabalho. “Um dos caminhos para se trabalhar o resgate da autoestima dos servidores está numa palavra simples, que é respeito”, afirmou o presidente, em entrevista ao site do Tribunal.

Tanto juízes como servidores do 4º NUR aplaudiram a iniciativa da administração superior do Tribunal de realizar a visita ao Fórum de Caxias. Um dos servidores, Elair Bissoli, que integrou a mesa, elogiou o interesse da administração em manter o diálogo com servidores e magistrados, acrescentando a necessidade do atendimento às reivindicações consideradas importantes, como a informatização das varas e o aumento do número de servidores.

Fonte: Amaerj com informações do TJ-RJ