A presidente do Tribunal de Justiça do Estado Rio de Janeiro, desembargadora Leila Mariano, realizou na sexta-feira (15) a primeira reunião do ano de 2014 para avaliar e debater a gestão estratégica com os gestores do Poder Judiciário fluminense e demais membros da Administração. O presidente da Amaerj, Rossidélio Lopes, participou do encontro.
Na pauta da reunião a análise e a revisão dos direcionadores estratégicos (missão, visão e valores do Judiciário), resultados consolidados dos projetos estratégicos, revisão da árvore de processos de trabalho e indicadores estratégicos. Cada diretoria-geral fez sua prestação de contas, detalhando os projetos estratégicos e os indicadores estratégicos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Reunião foi realizada no Salão Nobre do TJ-RJ | Foto: Luis Henrique Vicent
A desembargadora Leila Mariano destacou a importância do envolvimento de todos os diretores nas atividades, com ênfase no incremento da comunicação interna.
Participaram do encontro os diretores das seguintes unidades: Diretoria-Geral de Controle Interno (DGCOI), Diretoria-Geral de Apoio aos Órgãos Jurisdicionados (DGJUR), Diretoria-Geral de Desenvolvimento Institucional (DGDIN), Diretoria-Geral de Comunicação Institucional (DGCOM), Diretoria-Geral de Gestão de Pessoas (DGPES), Diretoria-Geral de Logística (DGLOG), Diretoria-Geral de Planejamento, Coordenação e Finanças (DGPCF), Diretoria-Geral de Segurança Institucional (DGSEI), Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação (DGTEC), Diretoria-Geral de Engenharia (DGENG), Gabinete da Presidência, Divisão de Precatórios, Departamento de Promoção da Sustentabilidade (DEAPE) e a Ouvidoria (OUVID).
Entre os diversos projetos apresentados, a DGJUR citou a efetividade da jurisdição cível e o fortalecimento das Câmaras de Consumo. A DGDIN apresentou como concluídos os projetos de a implementação da estrutura administrativa e a padronização dos atos formais de gestão administrativa. A DGCOM citou o desenvolvimento da política de comunicação institucional. Com relação ao processo eletrônico, a DGTEC anunciou que, das 141 unidades previstas no biênio 2013/2014, 129 (91,4%) já foram contempladas. Para a DGLOG, o projeto estratégico em destaque é o Guia Verde. Já para a DGENG, o plano de obras, previsto na Resolução 114 do CNJ, somado à readequação da Lâmina 1 são tratados como prioridade.
O fortalecimento do modelo de gestão de pessoas por competência está entre os projetos estratégicos da DGPES. Já a DGSEI citou como concluída a instalação do sistema de videoconferência e, em fase de conclusão, o sistema de controle de acesso nos fóruns do PJERJ. A Ouvidoria Geral, a última unidade a se apresentar, destacou o projeto de implantação dos dispositivos que obedecem à Lei de Acesso à Informação.
Fonte: TJ-RJ