Notícias | 28 de julho de 2011 15:13

Presidente do TJ-RJ anuncia retorno da Emerj ao Complexo Judiciário

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, e a diretora-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), desembargadora Leila Maria Carrilo Cavalcante Ribeiro Mariano, se reuniram com os alunos da Emerj para anunciar o retorno da escola para as proximidades do Fórum Central já no segundo semestre de 2011.

“Fiz questão de trazer esta informação para vocês”, adiantou o presidente TJ-RJ, lembrando que o apoio do governador Sérgio Cabral foi decisivo para a mudança. “Independentemente da importância histórica do bairro e da promessa de integrar um sedutor processo de revitalização da região do Cais do Porto, a verdade é que a Emerj perdeu muito com a mudança”, contou.

De acordo com o desembargador Manoel Alberto, um grande número de professores deixou a escola, a média de alunos matriculados caiu de 780/800 para 660 neste semestre e, destes, 121 trancaram a matrícula. No curso de atualização para ex-alunos, foram realizadas 200 pré-inscrições e apenas 87 confirmações, havendo ainda 45 cancelamentos. “Hoje, como presidente do Tribunal de Justiça, tenho o privilégio de fazer retornar ao Complexo Judiciário essa escola que é sinônimo de excelência, sendo reconhecida por todos como a melhor instituição de ensino da magistratura no Brasil”, declarou.

Provisoriamente, até o fim deste ano, a Emerj funcionará nas instalações da Escola de Administração Judiciária (Esaj), localizada na Rua Dom Manuel, 29. Através de uma parceria do TJ-RJ com o Governo do Estado e a Secretaria de Estado de Educação, a partir de 2012, a escola passará a ocupar o prédio onde funcionava a Procuradoria Geral do Estado, ao lado do Antigo Palácio da Justiça.

A diretora-geral da Emerj destacou que a manifestação de todos tem sido favorável a essa volta. “Eu quero aqui dar meu testemunho do empenho e da dedicação do presidente Manoel Alberto”, afirmou a desembargadora Leila Mariano. Ela contou ainda que o prédio do Santo Cristo será entregue à Secretaria de Estado de Educação e parte do mobiliário de carteiras, armários e cadeiras aproveitado nas escolas públicas.

“Com esse passo, a Emerj certamente retomará o seu caminho natural, de modo a continuar ocupando um especialíssimo lugar no cenário jurídico, seja preparando alunos para a magistratura e outros segmentos ligados ao Direito, seja mantendo o excelente nível de capacitação e atualização dos magistrados fluminenses”, finalizou o presidente do TJ-RJ, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos.

Também participaram da reunião os desembargadores Edson Aguiar de Vasconcelos, vice-diretor da Emerj, e Luis Gustavo Grandinetti Castanho de Carvalho, presidente da Comissão Acadêmica.

Fonte: Assessoria de Imprensa do TJ-RJ