O retrato do desembargador Cláudio Dell’Orto, que presidiu a AMAERJ em dois biênios, foi inaugurado, nesta segunda-feira (9), na Galeria dos Conferencistas Eméritos da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). A presidente da Associação, juíza Eunice Haddad, esteve no evento, que reuniu magistrados, servidores e amigos do homenageado.
O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, elogiou o homenageado. “O desembargador Cláudio sempre foi daqueles que eu tinha e tenho uma admiração muito grande, pela seriedade com que ele lida com a coisa pública, pelo compromisso que ele tem e pelo trabalho que sempre desenvolveu. A carreira dele acadêmica é de longa data. Aqui na EMERJ, é um trabalho que vem de anos, com isso nada mais justo do que a consagração com o retrato nessa galeria”, afirmou o presidente.
O desembargador Cláudio Dell’Orto é o diretor-geral eleito da EMERJ para o biênio 2025/2026 e atual vice-presidente do Conselho Consultivo da Escola. Ao discursar, ele agradeceu a homenagem.
“Como vocês me alegram em estar aqui, agradeço muito. O meu compromisso é de trabalharmos todos juntos para que essa escola continue sendo e que cresça ainda mais. Temos todos que ser militantes em prol de uma EMERJ que seja, de fato, a escola do juiz, a escola da Magistratura, e que vai entregar para a sociedade um trabalho que resulte no futuro em uma qualificação dos nossos magistrados”, disse o desembargador Cláudio Dell’Orto.
Nascido em Petrópolis, Cláudio Dell’Orto formou-se em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP) em 1983. Atuou como promotor de Justiça de 1986 a 1991, quando ingressou na Magistratura. Foi juiz auxiliar da Corregedoria. É desembargador desde 2009 e compõe a 1ª Câmara de Direito Público e o Órgão Especial. Preside o Comitê Gestor de Inteligência Artificial (CGIA) e integrou o Conselho da Magistratura.
Presidiu a AMAERJ em duas gestões (2006/2007 e 2012/2013). No Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), foi presidente, vice-presidente e corregedor eleitoral.
Professor da UCP e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), é mestre em Direito Penal e Criminologia pela Universidade Candido Mendes. Dirigiu a Escola Nacional da Magistratura (ENM), da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), e integrou o conselho consultivo da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM). É coordenador e professor da disciplina de Direito Digital da EMERJ.
Leia também: Prédios do TJ-RJ ganham nomes dos desembargadores Antônio Boente e Caetano Montenegro
Órgão Especial promove 17 juízes ao cargo de desembargador do TJ-RJ
Juízes do Rio de Janeiro participam do 16º Fonavid em Salvador