Notícias | 17 de julho de 2013 15:20

Presidente da Amaerj prestigia homenagem à desembargadora Leila Mariano na Emerj

O presidente da Amaerj, Cláudio dell´Orto, participou ontem (16) da cerimônia de inauguração do retrato da desembargadora Leila Mariano, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), na galeria de fotos de ex-diretores gerais da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro ( Emerj). A magistrada esteve à frente da Instituição no biênio 2011/2012 e é a primeira magistrada a ter sua foto exposta no hall de entrada da escola.

 homenagem leila

 Desembargadora Leila Mariano foi homenageada por membros do Judiciário fluminense |Foto : Rosane Naylor

O atual diretor da Emerj, desembargador Sérgio de Souza Verani, disse que nos últimos 100 anos as mulheres deram uma lição de luta pela vida. Para ele, o diálogo foi a marca que a presidente deixou na escola. “Por ocasião de sua candidatura (à presidência do TJ-RJ), a desembargadora Leila Mariano disse que faria uma gestão dialógica. Essa dialogicidade foi o diferencial de sua gestão na Emerj e, hoje, no Tribunal de Justiça”, declarou o magistrado.

O desembargador acrescentou que a presidente é uma leitora contumaz, apreciadora da música popular brasileira, e que sempre buscou aprimorar-se, desde que ingressou no Judiciário estadual como servidora.  “A homenagem que se lhe presta hoje pereniza a marca que você deixou nesta escola. Todos nós temos aprendido com a desembargadora Leila Mariano”, afirmou Sérgio Verani.

Escolhido para saudar a homenageada, o desembargador  Nildson Araújo da Cruz, membro do conselho consultivo da Emerj, lembrou que a presidente do Tribunal de Justiça do Rio é uma pessoa atualizada. “Tenho  a missão especial de saudar a desembargadora. O ser humano deve escolher uma causa para justificar sua própria vida. É fácil perceber que a desembargadora Leila permanece atenta ao que está à sua volta, ao seu alcance, e que não se omite”, ressaltou.

Em agradecimento, a presidente do TJ disse que a homenagem foi um gesto de carinho. “É um gesto de amor e de carinho. Agradeço ao Sérgio (diretor da Emerj), a todos os representantes da escola e aos servidores, pois esta homenagem tem o dedinho de cada um de vocês”, finalizou.

Além do retrato da desembargadora Leila Mariano, a galeria é composta pelas fotos dos ex-diretores, os desembargadores Cláudio Vianna de Lima, Manoel Carpena Amorim, Sergio Cavalieri Filho, Paulo Roberto Leite Ventura e Manoel Alberto Rebêlo dos Santos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj com informações do TJ-RJ