O retrato da desembargadora Cristina Tereza Gaulia foi inaugurado, nesta segunda-feira (7), na Galeria de Honra dos Diretores-Gerais da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, participou do evento, que também contou com a presença do ministro Antonio Saldanha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A desembargadora Cristina Gaulia dirigiu a Escola de 2021 a fevereiro de 2023. Ao discursar, a homenageada disse que buscou seguir a missão e os valores da EMERJ.
“A missão da EMERJ é formar e aperfeiçoar magistrados e especializar profissionais que atuam na área do Direito, qualificando-os como agentes transformadores da sociedade. A função da Escola não é formar juízes, juízas, desembargadores e desembargadoras que produzam melhores sentenças ou acórdãos, mas formar agentes de transformação da sociedade brasileira. Os valores da EMERJ são um compromisso das administrações da Escola, dentre outros a modernidade, a inovação, a aprendizagem para a transformação, a abertura para a sociedade e a cultura colaborativa. Esses valores me indicaram o caminho que segui desde o primeiro dia após a minha eleição”, afirmou.
A magistrada lembrou que assumiu a direção da Escola durante a pandemia. “Busquei traçar uma estratégia que tirasse, em primeiro lugar, a EMERJ da pandemia. Foi um duro percurso porque não tínhamos um manual que indicasse a melhor resposta. Mas, tiramos a EMERJ da pandemia e fizemos com enorme sucesso a transição para um novo momento”, disse a desembargadora Cristina Gaulia.
O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, parabenizou a homenageada. “A desembargadora deixou uma marca aqui na EMERJ, deixou o seu nome, que certamente não será esquecido ao longo de toda a sua caminhada profissional. Parabéns e felicidades pela excelente gestão que fez.”
Sucessor da desembargadora Cristina Gaulia na Diretoria-Geral da EMERJ, o desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo elogiou a administração da magistrada. “Não há dúvida que essa galeria ficará ainda mais completa, bonita e competente com a presença da desembargadora. Posso testemunhar porque acompanhei a seriedade, a competência e o compromisso da sua gestão.”
Também compôs o dispositivo de honra da solenidade o 1º vice-presidente do TJ-RJ, desembargador Caetano da Fonseca Costa.
Trajetória da homenageada
A desembargadora Cristina Tereza Gaulia é doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), mestre em Direito pela Universidade Estácio e especialista em Mediação pela Université du Sherbrooke/Université McGill, de Montreal (Canadá).
Atuou como promotora de Justiça do Estado do Rio de Janeiro de 1984 a 1988, quando ingressou na Magistratura. É desembargadora há 18 anos e integra a 4ª Câmara de Direito Privado. É a coordenadora do programa Justiça Itinerante.
Na EMERJ, é presidente do Fórum Permanente de Estudos Constitucionais, Administrativos e de Políticas Públicas Professor Miguel Lanzellotti Baldez e do Fórum Permanente de Diálogos da Lei com o Inconsciente. Integra, ainda, o Fórum Permanente de Pesquisas Acadêmicas – Interlocução do Direito e das Ciências Sociais e o Fórum Permanente de Direito na Lusofonia. Além disso, a desembargadora coordena o Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas e Acesso à Justiça (NUPEPAJ) e atua como magistrada supervisora de Internacionalização da Escola.
Leia também: Novos juízes concluem curso de formação em cerimônia com ministro, presidente da AMAERJ e magistrados do TJ-RJ
Pesquisa com juízes criminais subsidiará TCC orientado por magistrado do Rio; participe
Band destaca iniciativa da AMAERJ e de magistrados do Rio para ajudar o TJ-RS