O 2º Fórum Fluminense de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (FOVID-RJ) reunirá magistrados do Rio de Janeiro na sexta-feira (18), das 9h às 18h. A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, estará no encerramento do encontro, no Plenário Desembargador Estenio Cantarino Cardozo, no Fórum Central do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).
O tema do evento será “Justiça com Perspectiva: Interseccionalidade e Ações Conjuntas para o Combate à Violência de Gênero”.
O 2º FOVID-RJ será aberto pelos desembargadores Rodrigues Cardozo, presidente do TJ-RJ; Marco Aurélio Bezerra de Mello, diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado (EMERJ); Adriana Ramos de Mello, coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (COEM); e Álvaro Kalix Ferro, presidente do Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário Brasileiro (COCEVID); e pelas juízas Renata Gil, conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e Teresa Cristina Santana, presidente do 16º Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (FONAVID).
Os painéis tratarão das ações integradas para enfrentar mortes violentas de mulheres; a importância da perspectiva interseccional para garantir o acesso à Justiça; e as medidas protetivas de urgência. Participarão a desembargadora Adriana Ramos de Mello e os juízes Elen de Freitas Barbosa e Camila Guerin (diretoras da AMAERJ de Acompanhamento das Políticas de Atendimento à Mulher e das Varas de Violência Doméstica), Katerine Jatahy, Luciana Fiala e Andrew Francis Maciel.
Também haverá oficinas temáticas, sob a coordenação dos juízes Camila Guerin, Cariel Bezerra, Elen de Freitas, Érica Bueno, Katerine Jatahy e Andrew Francis Maciel. O encontro contará, ainda, com a presença de magistrados de outros tribunais.
Haverá transmissão pelo Zoom. Para se inscrever no evento, acesse o site da EMERJ.
Leia também: Com apoio da AMAERJ, Rio sediará o Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde
Renata Maria Nicolau Cabo é nomeada desembargadora do TJ-RJ
AMAERJ realizará encontros com juízes das Regionais de Itaperuna e Campos dos Goytacazes