AMAERJ | 28 de novembro de 2024 14:39

Presidente da AMAERJ participará de seminário internacional com magistrados do Brasil e estrangeiros

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) sediará, nesta sexta-feira (29), o “Seminário Internacional sobre Políticas Públicas de Gênero e Igualdade”, que reunirá magistrados e profissionais do Direito de cinco países da América do Sul – Brasil, Argentina, Bolívia, Equador e Paraguai. A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, participará da abertura do encontro, às 9h, no Plenário Ministro Waldemar Zveiter (10° andar do Fórum Central).

O evento tem como organizadores a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJ-RJ (COEM), o Núcleo de Pesquisa em Gênero, Raça e Etnia da EMERJ (NUPEGRE), o Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero da EMERJ e o Grupo de Pesquisa Jurisdição em Fronteiras do Mestrado Profissional da ENFAM.

Farão a abertura os desembargadores Ricardo Rodrigues Cardozo, presidente do TJ-RJ; Cláudio Dell’Orto, vice-presidente do Conselho Consultivo da EMERJ; e Adriana Ramos de Mello, coordenadora da COEM e professora do Mestrado Profissional da ENFAM.

Estarão no seminário os juízes Elayne Cantuária (TJ-AP), Ellen Priscile Franco (TJ-MS), Ilan Presser (TRF-1), Keyla Ranyere Procópio (TJ-PI), Luiza Vieira de Figueiredo (TJ-MS), Marcela Santana Lobo (TJ-MA), Mariana Resende Ferreira Yoshida (TJ-MS) e Rafaella Cássia de Sousa (TRF-1).

Entre os profissionais estrangeiros, participarão Maria Teresa Day, ministra da Suprema Corte de Justiça de Mendoza (Argentina); Lucinda Bertha Gonzales, juíza pública de família e instrução criminal de Santa Cruz (Bolívia); Selma Bogado Recalde, juíza de primeira instância em Direito Civil no Paraguai; e Viviane López Núñez, juíza e mestre em planejamento do Paraguai.

O encerramento do encontro será feito pelo desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, diretor-geral da EMERJ. Inscreva-se aqui.

Leia também: Órgão Especial promoverá 18 juízes ao cargo de desembargador em 9 de dezembro
Cinco juízes serão homenageados pela Câmara Municipal do Rio
Lançamento do livro da juíza Juliane Beyruth é adiado