AMAERJ | 03 de julho de 2024 18:29

Presidente da AMAERJ participa do lançamento da 2ª Revista de Direito do Poder Judiciário

Presidente Eunice Haddad com os desembargadores Caetano da Fonseca Costa e Humberto Dalla | Foto: Camilla Alcântara

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) lançou, nesta quarta-feira (3), o segundo volume da “Revista de Direito do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro“. A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, participou do evento no Salão dos Passos Perdidos, no Museu da Justiça. A publicação conta com textos de ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), magistrados e professores.

A presidente Eunice Haddad parabenizou os editores e autores da revista e destacou a importância da área acadêmica do Direito.

“Para a AMAERJ, é uma honra participar do lançamento deste segundo volume da revista. Parabenizo toda a equipe envolvida. A vida acadêmica e o aperfeiçoamento profissional fazem o magistrado estar mais próximo da sociedade”, afirmou a presidente.

A apresentação da revista foi escrita pelo 1º vice-presidente do TJ-RJ, desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa. O magistrado falou sobre participar desta nova edição.

“A revista tem um sentido muito especial para mim. Acredito que nós, juízes, precisamos ter uma visão crítica da nossa profissão, que nos permita enxergar para além daquilo que fazemos rotineiramente. A atividade acadêmica, onde se insere a revista, a produção de texto e a pesquisa, permite desenvolver essa capacidade e essa ferramenta”, disse o desembargador.

Foto: Camilla Alcântara

A revista tem como editor-chefe o desembargador Humberto Dalla, do TJ-RJ, e conselheiro de Estudos e Pesquisas da AMAERJ. O juiz Antonio Aurélio Abi Ramia, 2º vice-presidente da AMAERJ, integra o Conselho Editorial.

Ao discursar, o desembargador Humberto Dalla disse estar muito feliz com o trabalho realizado pela equipe da revista e destacou como o Tribunal de Justiça do Rio sempre atuou na vanguarda da produção de conhecimento jurídico.

“É uma revista com muita diversidade. Temos ministros, juízes, juízas, advogados, professores e acadêmicos. Temos todos os tipos de operadores do Direito de forma a preservar a paridade de gênero e de intuições. É uma revista em que o Judiciário quer ouvir o que a sociedade e a população também têm a dizer. A revista é o espaço para esse debate de ideias”, disse o editor-chefe da publicação.

Nesta edição, há textos dos ministros Luis Felipe Salomão, Benedito Gonçalves e Messod Azulay Neto, do STJ.

Foto: Camilla Alcântara
Foto: Camilla Alcântara

Leia também: AMAERJ realizará encontro com a nova Diretoria da Regional de São Pedro da Aldeia
Arraiá da Associação Beneficente dos Amigos do Tribunal será no dia 20
Candidatos à promoção serão recomendados pelo Conselho da Magistratura no dia 18