Os deputados estaduais André Ceciliano (PT), presidente da Assembleia Legislativa (Alerj), e Luiz Paulo Corrêa da Rocha (Cidadania) foram homenageados, nesta quarta-feira (17), em solenidade promovida pela Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (Adperj). O presidente da AMAERJ, juiz Felipe Gonçalves, e a secretária do Conselho da entidade, Eunice Haddad, participaram do evento.
Os parlamentares foram agraciados em reconhecimento aos serviços prestados à população fluminense e à efetivação do direito de acesso à Justiça aos cidadãos em condições de vulnerabilidade.
Ceciliano recebeu o Colar do Mérito da Adperj, maior honraria da entidade jurídica. Luiz Paulo, que já recebera a medalha em 2015, foi agraciado com uma placa em reconhecimento à atuação parlamentar em prol da sociedade do Estado do Rio.
A presidente da Adperj, Andréa Sena, ressaltou a atuação dos deputados em árceria com as associações jurídicas do Estado na redução dos danos do novo Regime de Recuperação Fiscal.
“A condução do presidente André Ceciliano alinhado com o trabalho hercúleo do deputado Luiz Paulo na detida e detalhada análise de mais de mil emendas ao projeto de lei que tratava do teto de gastos, reforma administrativa, da draconiana reforma da Previdência, a abertura de seus gabinetes, as trocas de mensagens, permitiram o diálogo na construção de redações em tempo recorde que extirparam previsões devastadoras aos servidores públicos, e, por sua vez, ao serviço público, que no final de contas prejudicaria a própria população fluminense”, disse a presidente da Adperj.
“Como digo aqui a pauta não é corporativa. Essa oportunidade fez com que nós, categorias do sistema de Justiça fluminense, Adperj, Amperj, Aperj, trabalhássemos em união de forças. E saúdo mais uma vez Felipe Gonçalves, presidente da AMAERJ, e Adriana Bragança presidente da Aperj”, complementou Andréa Sena.
O presidente da Alerj agradeceu a homenagem e destacou o papel dos parlamentares em defesa da população.
“É o conjunto do Parlamento que acordou e que precisa viver outro momento. A história do Rio recente é muito dura no parlamento. A gente precisa ter cabeça erguida para avançar com as reformas que o Estado precisa. Parte das [reformas] do Legislativo já foram feitas, mas o Estado precisa voltar a crescer para gerar emprego e criar renda, porque precisamos tirar as famílias que estão passando fome, na miséria, das ruas de quase todas as cidades do Rio de Janeiro”, disse Ceciliano.
Luiz Paulo disse que a homenagem o deixa “mais fortalecido”. Ele agradeceu aos discursos e congratulações prestados pela entidade e pelas autoridade presentes.
“Queria deixar aqui de coração o meu agradecimento a nossa Andréa Sena, que em nome das defensoras e defensores, me deu essa placa”, disse o deputado.
“Estou aqui bastante emocionado porque ouvi tanto da Andréa quanto do Rodrigo palavras muito elogiosas, que são muito mais palavras de cortesia do que retrato da realidade. Tanto eu quanto o André não cumprimos mais do que a nossa obrigação. No Parlamento nada acontece com atitude só de um quando a vitória acontece, é do Parlamento como um todo”, complementou Luiz Paulo.