Notícias | 19 de abril de 2013 18:50

Presidente da Amaerj Niterói participa de homenagem ao desembargador Gilberto Fernandes

O desembargador João Ziraldo, presidente da 1ª Seção Regional da Amaerj, participou, em 17 de abril, da homenagem póstuma ao advogado e desembargador aposentado, Gilberto Fernandes, realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), em Niterói. A cerimônia foi marcada pela emoção e reuniu mais de cem pessoas. Na ocasião, o nome do homenageado foi incluído na galeria “Advogados Vítimas da Violência Urbana”, que está instalada na sede da entidade desde 2008.

 JOÃO ZIRALDO

Cerimônia de homenagem póstuma reuniu familiares e autoridades

A mesa da cerimônia foi integrada pelo presidente da OAB de Niterói, Antonio José Barbosa da Silva; secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto; secretário municipal de Governo, Rivo Gianini, representando o prefeito Rodrigo Neves; desembargador Cláudio Tavares de Oliveira Júnior, representando a desembargadora Leila Mariano, presidente do TJ/RJ; vereador Bruno Lessa e padre Demétrio Gomes, representando o Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco. O desembargador aposentado Manoel Alberto, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e amigo pessoal do homenageado, também prestigiou a solenidade.

Gilberto Fernandes foi assassinado em outubro do ano passado, aos 79 anos, durante tentativa de assalto. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1964, ingressou na magistratura e se tornou o 1º desembargador negro no Estado do Rio. Após se aposentar, ele voltou a advogar.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj com informações da OAB-Niterói