Os desafios na carreira e a atuação pela igualdade de gênero serão discutidos no “1° Curso A Mulher Juíza”, promovido de 15 a 17 de maio pela Enfam (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados), pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e pela Enamat (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho). A presidente da AMAERJ e vice Institucional da AMB, Renata Gil, fará palestra no evento, que acontecerá no Conselho da Justiça Federal, em Brasília.
Com carga de 21 horas-aula, o curso integra o programa de formação continuada e será computado para fins de vitaliciamento e promoção na carreira, buscando elementos para o aperfeiçoamento de estratégias institucionais. No encontro, será analisado o cenário de gênero no Poder Judiciário, em especial as questões relacionadas à carreira das mulheres na magistratura.
Leia também: Luiz Fux fará a palestra de encerramento do Enaje
TJ-RJ publica editais com 14 vagas de remoção e promoção
Igualdade de gênero no processo civil é tema de artigo
Haverá palestras sobre o estado atual do Judiciário quanto à participação feminina, equidade de gênero, aos conceitos identitários necessários à construção da agenda de igualdade e desenvolvimento sustentável, além de quatro oficinas temáticas – que contarão com atividades práticas.
Poderão participar magistradas e magistrados de todos os tribunais brasileiros. O preenchimento das vagas ocorrerá mediante indicação dos tribunais. Para mais informações, acesse aqui a página oficial do curso.
Integrante do grupo de trabalho criado pelo CNJ para ampliar a participação das mulheres no Poder Judiciário, Renata Gil participará do evento no dia 16, às 9h.
O curso também contará com a presença dos ministros Dias Toffoli (presidente do Supremo Tribunal Federal) e Rosa Weber (presidente do Tribunal Superior Eleitoral), Humberto Martins (corregedor nacional de Justiça) e Maria Thereza de Assis Moura (vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça), entre outros.
Confira abaixo a programação completa: