AMAERJ | 10 de outubro de 2019 00:29

Presidente Renata Gil recebe em Brasília o Troféu Dom Quixote

Ministro Luis Felipe Salomão entrega o prêmio a Renata Gil | Foto: AMB

Na noite desta quarta-feira (9), em Brasília (DF), a presidente da AMAERJ, Renata Gil, foi agraciada com o Troféu Dom Quixote de La Mancha. A cerimônia, realizada no auditório da 2ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal), foi promovida pela Revista Justiça & Cidadania e pela Confraria Dom Quixote.

O presidente da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), Jayme de Oliveira, também foi premiado. Os troféus foram entregues a ambos pelo ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Luis Felipe Salomão.

Presidente da AMB, Jayme de Oliveira, e Luis Felipe Salomão

O Troféu Dom Quixote nasceu em 1999, com o objetivo de premiar quem se destaca na busca da justiça, da moral e do exercício da cidadania. Na solenidade também foi entregue o Troféu Sancho Pança, que homenageia personalidades já agraciadas com o Dom Quixote que se mantiveram fiéis aos mesmos princípios. O terceiro prêmio é a Medalha do Mérito Justiça & Cidadania, entregue, em toda sua história, a cinco magistrados.

O presidente do STF, Dias Toffoli, abriu a cerimônia Segundo ele, os personagens que nomeiam os prêmios são “metáforas de dois elementos opostos, porém complementares. Duas forças que movem o progresso do mundo e também do Direito”.

O ministro congratulou os vencedores e lembrou a relevância da premiação, que, acrescentou, “já faz parte da história da Justiça brasileira. Por meio dela, anualmente são homenageadas personalidades com trajetórias singulares que têm em comum a grande dedicação à ética, à Justiça e aos direitos da cidadania”.

O juiz-federal norte-americano Peter Messitte, orador dos premiados, além de agradecer a homenagem, falou sobre a importância de “chamar a atenção para as riquezas do Judiciário brasileiro, que, infelizmente, não é tão conhecida em outros países”.

Juiz Peter Messitte, dos EUA

Wilson Witzel, governador do Rio de Janeiro, ofereceu o prêmio recebido “aos milhares de Dom Quixotes, homens e mulheres, que honram a toga que vestem”. No discurso, ele defendeu um Judiciário forte, independente e respeitado.

Para o presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), ministro João Otávio de Noronha, foram homenageados “os que se destacam na defesa da ética, da moralidade, da dignidade da Justiça, dos direitos da cidadania”. O presidente do Instituto Justiça & Cidadania, Tiago Salles, demonstrou sua gratidão à magistratura ao encerrar a premiação.

Conheça os premiados:
Renata Gil, presidente da AMAERJ
Jayme de Oliveira, presidente da AMB
Fernando Marcelo Mendes, presidente da Ajufe
Cármen Lúcia, ministra do STF
Rosa Weber, ministra do STF e presidente do TSE
Edson Fachin, ministro do STF
João Otávio de Noronha, presidente do STJ
Rogério Schietti, ministro do STJ
Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, ministro do STJ
Brito Pereira, presidente do TST
Evandro Pereira Valadão Gomes, ministro do TST
Carlos Mário Velloso Filho, ministro do TSE
André Luiz de Almeida Mendonça, advogado-geral da União
Peter Messitte, juiz federal norte-americano
Richard Pae Kim, secretário especial de programas, pesquisas e gestão estratégica do CNJ
Maria Conceição Gonçalves Coelho, Advogada
Marcus Lívio, juiz federal do TRF-2
Wilson Witzel, governador do Estado do Rio de Janeiro
Hugo Leal, deputado federal (PSD-RJ)
Octavio de Lazari Jr., diretor-presidente executivo do Bradesco
Carlos Alberto Bittencourt, membro do Conselho de Administração do Bradesco
Murilo Portugal Filho, presidente da Febraban
Roberto Kalil Filho, diretor-geral do centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês

Mesa de autoridades