Em reunião híbrida nesta segunda-feira (7), a presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, conversou com 45 magistrados aposentados sobre as questões remuneratórias da categoria.
A presidente destacou a importância de encontrar com os aposentados. “É sempre um prazer recebê-los na AMAERJ. Como sempre digo, os senhores são a história viva deste Tribunal. Se hoje estamos aqui, é porque muitos tijolos foram colocados pelos senhores”, disse.
A juíza Eunice Haddad detalhou o trabalho associativo no Congresso Nacional pela aprovação das Propostas de Emenda à Constituição (PEC) nº 10/2023, sobre a Valorização por Tempo da Magistratura (VTM), e nº 555/2006, que propõe a extinção da cobrança previdenciária sobre os proventos dos aposentados.
A VTM segue com o apoio do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. O parlamentar tem o objetivo de reestruturar a carreira da Magistratura para evitar a distorção de juízes novos receberem remunerações superiores a magistrados no fim da carreira. Já a PEC 555 está pronta para ser votada no plenário. A proposta já recebeu parecer favorável nas comissões da Câmara e do Senado.
Outro assunto abordado foi a inclusão de aposentados e pensionistas na diretoria estatutária da Associação. Também foi discutido o traslado dos aposentados ao Centro de Treinamento e Reabilitação Física Desembargador Paulo Cesar Salomão, inaugurado pela Mútua no último dia 25 de julho.
Os aposentados ainda tiraram dúvidas sobre questões remuneratórias do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Estiveram presentes os desembargadores Roberto Felinto (diretor de Aposentados e ex-presidente da AMAERJ), Thiago Ribas Filho (ex-presidente da AMAERJ e do TJ-RJ), Miguel Pachá e José Carlos Murta Ribeiro (ex-presidentes do TJ-RJ).
Almoço
Após a reunião, os magistrados participaram do tradicional almoço dos aposentados, no Senac Restaurante Escola TJ-RJ. Também participou do encontro o ex-presidente do TJ-RJ Humberto Manes.
Depois de sorteio realizado pela AMAERJ, ganharam garrafas de vinho os magistrados Antonio Evio de Souza e Roberto Felinto. O desembargador Thiago Ribas Filho também foi presenteado com uma garrafa de vinho por ter completado 92 anos na última quinta-feira (3).
Leia também: Encontros na EMERJ reúnem ministros, desembargadores e juízes
Magistrados, familiares e amigos confraternizam em evento gastronômico da AMAERJ
Conselho Deliberativo e Fiscal aprova contas da AMAERJ do 2º trimestre