O funcionamento do Processo Judicial eletrônico (PJe) nas Varas Cíveis, Criminais e de Família será tema de curso de formação continuada de magistrados. As aulas acontecerão em agosto, organizadas pela Presidência do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), por meio da Comissão de Políticas Institucionais para Eficiência Operacional e Qualidade dos Serviços Judiciais (Comaq), em parceria com a Escola de Administração Judiciária (Esaj), a Escola da Magistratura do Estado (EMERJ) e a AMAERJ.
Em 20 horas-aulas, serão abordados as noções gerais do PJe e os recursos do sistema em apoio às atividades de gestão judicial. As inscrições estarão abertas em 1º de julho. Os encontros presenciais acontecerão nos dias 18, 21, 25 e 28 de agosto, das 9h às 13h, na EMERJ. Haverá quatro horas de aula em ambiente virtual de aprendizagem.
Os coordenadores do curso serão os desembargadores Maria Isabel Paes Gonçalves (presidente da Comaq) e Sergio Seabra Varella (presidente do Conselho Consultivo da Esaj) e a juíza Marcia Succi (1ª tesoureira da AMAERJ e representante da Associação na Comaq).
Integram o corpo docente os juízes Marcia Succi, Alberto Republicano de Macedo Junior (auxiliar da presidência do TJ-RJ), Rodrigo Moreira Alves (diretor-adjunto da AMAERJ), Criscia Curty de Freitas Lopes (diretora de Informação e Modernização da Associação), João Felipe Nunes Ferreira Mourão (secretário do Conselho Deliberativo e Fiscal da AMAERJ), Ana Paula Pontes Cardoso (diretora de Acompanhamento das Varas Cíveis) e Ana Helena Mota Lima Valle.
Leia também: União Europeia organiza seminário para magistrados no Rio
Tribunal de Justiça do Rio terá dois novos desembargadores no dia 26
Adiado, Trekking dos Magistrados definirá nova data