Notícias | 19 de abril de 2013 19:13

Prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos fecha nova parceria

A juíza Denise Appolinária dos Reis, diretora de Direitos Humanos da Amaerj, esteve reunida na manhã de hoje (19/04) com o psicólogo Carlos Santiago, líder do movimento Gabriela Sou da Paz. O tema do encontro foi a segunda edição do Prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos, que este ano busca parceria com os movimentos sociais voltados para a luta pelos Direitos Humanos e o combate à violência. Durante o encontro foi formalizado o apoio institucional do movimento. O cerimonialista da Amaerj, Marcos Aguiar, também participou da reunião.

 baixa resolucao

 Denise Appolinária, Marcos Aguiar e Carlos Santiago definem parceria

O movimento Gabriela Sou da Paz foi criado pelos pais de Gabriela Prado Maia Ribeiro vitima de uma bala perdida no metrô em 2003, Cleyde Prado Maia Ribeiro e Carlos Santiago Ribeiro ambos psicólogos. Juntos com muita força e luta fizeram uma campanha de mobilização nacional, recolhendo assinaturas para uma emenda popular que altere o código penal eliminando as brechas da lei que permitem com que réus confessos estejam livres e possam praticar outros delitos. A campanha de recolhimento de assinaturas para encaminhar ao congresso nacional um projeto de emenda popular começou em 2003, sendo entregues 1.300.000 assinaturas em 08 de março do ano de 2006. 

GABRIELA SOU DA PAZ

A imagem da Gabriela fazendo o símbolo da paz que deu origem ao símbolo da campanha surgiu espontaneamente em 2001. Gabriela adorava tirar fotos e tirou uma foto fazendo o símbolo da paz, a família forneceu várias imagens de Gabriela aos veículos de comunicação, mas essa imagem em especial ganhou grande destaque na mídia por razões óbvias e perpetuou seu caso. Hoje a imagem da Gabriela e o Movimento Gabriela Sou da Paz são nacionalmente conhecidos.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj com informações do movimento Gabriela Sou da Paz