Brasil | 04 de julho de 2024 09:07

Posse dos ministros Herman Benjamin e Luis Felipe Salomão como presidente e vice do STJ será em agosto

Ministros Herman Benjamin e Luis Felipe Salomão | Fotos: Diego Carvalho

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) marcou para o dia 22 de agosto, às 17h, a sessão solene de posse dos ministros Herman Benjamin e Luis Felipe Salomão, como novos presidente e vice-presidente da Corte.

Os ministros foram eleitos pelo Pleno do STJ em 23 de abril para conduzir o Tribunal da Cidadania no biênio 2024-2026, em substituição aos ministros Maria Thereza de Assis Moura e Og Fernandes.

A cerimônia de posse poderá ser acompanhada pelo canal do STJ no YouTube.

Herman Benjamin

O ministro Herman Benjamin é natural de Catolé do Rocha (PB), formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1980), mestre pela Universidade de Illinois (Estados Unidos, 1987) e doutor pela UFRGS (2009).

É ministro do STJ desde 2006, oriundo do Ministério Público de São Paulo. Já exerceu os cargos de diretor-geral da Enfam e de ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Luis Felipe Salomão

Natural de Salvador (BA), o ministro Luis Felipe Salomão é formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É pós-graduado em Direito Comercial. Ingressou na Magistratura fluminense em 1990. Na AMAERJ, atuou como secretário-geral (1996-97) e presidente (2002-2003).

Foi promovido a desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) em 2004. Exerceu a função até chegar ao STJ, em junho de 2008. Presidiu a comissão de juristas do Senado responsável pelo anteprojeto de reforma do Código Civil. É o atual corregedor nacional de Justiça.

Superior Tribunal de Justiça | Foto: Sergio Amaral/ STJ

Leia também: Encontro reúne ministro Luis Felipe Salomão, presidente da AMAERJ e 30 magistrados do Rio
Candidatos à promoção serão recomendados pelo Conselho da Magistratura no dia 18
Magistrados removidos tomam posse no Tribunal de Justiça do Rio