Destaques Noticias | 27 de outubro de 2016 15:20

‘Portal Extrajudicial garante mais transparência e facilidade’, afirma a juíza Ana Lúcia do Carmo

portal-extrajudicial

O Rio de Janeiro tem mais de 500 cartórios em todo o Estado. Para explicar as diferenças de cada um deles, a Corregedoria Geral da Justiça criou o Portal Extrajudicial. O site disponibiliza a ferramenta “Mapa Estratégico”, que possibilita ao cidadão encontrar o serviço extrajudicial que precisa. Para a juíza auxiliar da CGJ Ana Lúcia Vieira do Carmo, idealizadora do projeto, o Portal oferece mais transparência.

“Colocamos no Portal todas as questões sobre o extrajudicial, o que garante mais transparência, visibilidade e facilidade de uso. Você pode passar a vida inteira sem entrar com ação na justiça, mas não vai ficar sem ir ao cartório. No entanto, as pessoas não sabem o que cada cartório faz. Se você vai ao RCPN (Registro Civil de Pessoas Naturais) achando que vai reconhecer firma, está enganado. No Portal, explicamos as diferenças de cada cartório”, disse a juíza.

Com um layout simples, o usuário, notários e registradores encontram de forma rápida a informação que procuram. A ideia de criação do site surgiu exatamente pela dificuldade em encontrar dados extrajudiciais.

“O Portal surgiu de um momento de raiva. Eu precisava encontrar um ato administrativo que tínhamos desenhado, mas não achei no site da Corregedoria. Isso me deixou muito irritada. Só fui achar em um outro site, de um tabelião. Ficou claro que precisávamos de um espaço próprio”, afirmou Ana Lúcia.

O Mapa Estratégico apresenta informações sobre o cartório, como endereço, telefone e nome do delegatário. A ferramenta usa a tecnologia do Google Maps e do Street View, com imagens de 360 graus dos locais. Acesse aqui o Portal Extrajudicial, lançado neste mês.

ana-lucia-carmo