Judiciário na Mídia Hoje | 13 de março de 2023 15:06

Polícia reforça segurança no Maracanã para Flamengo e Vasco

*G1

Nesta segunda-feira (13) tem clássico no Estádio do Maracanã: Flamengo e Vasco. Para evitar as cenas de violência do último jogo, está valendo a regra de não ter torcida organizada no estádio. O jogo está marcado para às 21h.

O porta-voz da Polícia Militar, coronel Marco Andrade, disse que o policiamento vai ser reforçado para esta partida. Serão 750 policiais, um aumento de 25% no efetivo, em comparação com o clássico do dia 5 de março.

De acordo com uma determinação do Tribunal de Justiça do Rio, feita pelo juiz Bruno Arthur Mazza Vaccari Machado Manfrenatti, do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos da Capital, foram afastadas de qualquer evento esportivo em território nacional, as torcidas Raça Rubro-Negra e Jovem Fla.

O magistrado revogou a decisão anterior que suspendia o afastamento dos estádio e praças desportivas da torcida Força Jovem do Vasco.

Dessa forma, os integrantes das duas torcidas do Flamengo devem manter distância de pelo menos cinco quilômetros, portando ou utilizando elementos identificativos, indumentárias, acessórios, desenhos ou outros signos representativos que os identifiquem nesses eventos.

A decisão segue o disposto no artigo 39-A do Estatuto do Torcedor. No caso da Força Jovem do Vasco em sua decisão, o magistrado também determinou o afastamento de forma individual, dos seguintes torcedores:

Leandro Scorza Pereira
Bruno Pereira Ribeiro
Eduardo José Almeida da Rocha
Carlos Alberto Silva Sampaio
Tiago da Conceição Sobreira
Gabriel Garcia da Rosa

Na última sexta-feira (10), uma reunião realizada no Palácio Guanabara, sede do governo do estado, definiu medidas contra violência entre torcedores nas próximas partidas não só do Campeonato Carioca. Entre elas, que os brigões sejam enquadrados no crime de organização criminosa.

Policiamento 25% maior

O porta-voz da PM, coronel Marco Andrade, disse que o policiamento vai ser 25% maior que no clássico do dia 5 de março, quando houve muita confusão, no entorno do estádio antes do jogo. O Batalhão Especial de Policiamento de Estádios (Bepe) vai contar com o apoio do Batalhão de Choque , do Regimento de Polícia Montada (RPMont), do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão (Recom), além do Grupamento Aeromóvel (GAM). Um helicóptero e drones vão monitorar as regiões do entorno do estádio.

Trânsito modificado para o jogo

A CET-Rio informou que montou um esquema especial de tráfego para o jogo entre Flamengo e Vasco, nesta segunda-feira, no Estádio do Maracanã, na Zona Norte. Para atender ao evento, diversas vias do entorno do estádio serão interditadas.

Das 18h30 à 1h10:

Rua Prof. Eurico Rabelo
Rua Visconde de Itamarati, entre as ruas São Francisco Xavier e Prof. Eurico Rabelo
Rua Isidro de Figueiredo
Rua Conselheiro Olegário
Rua Artur Menezes
Avenida Rei Pelé, sentido Centro, entre a Rua São Francisco Xavier e a Aldeia Maracanã
Avenida Maracanã entre a Rua São Francisco Xavier e Avenida Rei Pelé,
Viaduto Oduvaldo Cozzi, nos acessos à Avenida Maracanã
Rua Mata Machado, entre as avenidas Paula Sousa e Maracanã
Avenida Professor Manoel de Abreu, entre a Rua Dona Zulmira e Av. Rei Pelé

As condições de trânsito serão monitoradas quanto a eventuais impactos e tempos semafóricos serão ajustados para melhorar a fluidez nas vias da região. A operação vai contar com 60 agentes, oito veículos e 16 motos. Serão usados 16 painéis com mensagens sobre os horários de fechamento e rotas alternativas.