Destaques da Home | 03 de dezembro de 2021 16:38

Pleno elege três magistrados para o TRE-RJ e forma lista do MP

Sessão do Tribunal Pleno do TJ-RJ | Foto: Diego Carvalho

Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) elegeram, nesta sexta-feira (3), três novos integrantes do colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ). Foram escolhidos os desembargadores João Ziraldo Maia, ex-presidente da AMAERJ-Niterói, Gilberto Clóvis Matos e Márcia Ferreira Alvarenga. O Tribunal Pleno do TJ compôs, ainda, lista tríplice de membros do Ministério Público candidatos a desembargador.

Na votação do quinto constitucional, para preencher a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Ferdinaldo do Nascimento, foram selecionados a procuradora Renata Maria Cabo (146 votos), o promotor Paulo Wunder de Alencar (141 votos) e a procuradora Patricia Mothé Glioche (100 votos). A lista será encaminhada ao governador do Estado, Cláudio Castro.

Na eleição para membro titular do TRE, o candidato único João Ziraldo Maia foi eleito por aclamação. Ele substituirá o desembargador Cláudio Dell’Orto.

“Após quase 30 anos de Magistratura, esses momentos são um acalanto para o nosso coração quando recebemos o reconhecimento dos nossos pares, que acompanham a nossa vida. Agradeço a confiança e o carinho. Prometo, como sempre, manter no alto o nome do nosso Tribunal ao exercer a minha função no Tribunal Regional Eleitoral. Muito obrigado a todos”, afirmou Ziraldo Maia.

Desembargador João Ziraldo Maia | Foto: TRE-RJ

Os novos membros substitutos da Corte eleitoral serão Márcia Ferreira Alvarenga (140 votos) e Gilberto Clóvis Matos (128 votos). As vagas foram abertas em razão do término do biênio dos desembargadores Antônio Carlos Amado e Peterson Barroso Simão.

“Será uma honra compor a Corte eleitoral com tão valorosos colegas. Para mim, é um momento de muita emoção. Agradeço o voto de todos os colegas. Parabenizo o desembargador Amado, que foi um fraterno julgador no TRE”, disse Gilberto Matos.

“Obrigada a todos pela confiança”, agradeceu Márcia Alvarenga.

Conselho da Magistratura

A desembargadora Monica Di Piero passará a compor o Conselho da Magistratura do TJ-RJ, na vaga do desembargador Mauro Martins, que foi aprovado para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“Gostaria de agradecer aos meus colegas. Estou lisonjeada, vou fazer o meu melhor para cumprir esse mandato que agora me outorgaram. Muito obrigada”, afirmou Monica.

Leia também: TJ-RJ aprova criação das Câmaras de Direito Público, Privado e Empresarial
Conheça os homenageados com a nova Medalha AMAERJ
Câmara dos Deputados instala a Comissão Especial da PEC da Permuta