O juiz Sérgio Luiz Ribeiro de Souza, titular da 4ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso do TJ-RJ e presidente do FONAJUP (Fórum Nacional da Justiça Protetiva), participou na manhã desta quarta-feira (14), do Bom Dia Rio, para falar sobre pedofilia. O magistrado ressaltou que o diálogo dos pais com as crianças e adolescentes e a orientação podem prevenir abusos.
Leia também: Depoimento especial de criança vítima de violência sexual deveria ser regra, diz Cristiana Cordeiro
Nesta semana, um coronel da reserva da Polícia Militar foi preso sob suspeita de abuso sexual de uma criança de 2 anos.
Sérgio afirmou que os casos de pedofilia podem acontecer em qualquer lugar. “Não há classe social ou nível de escolaridade. A pedofilia é classificada como doença”, disse o juiz. Segundo o juiz, em regra o abusador é uma pessoa próxima da família, e o crime é cometido sem testemunhas.
O magistrado citou o Nudeca (Núcleo de Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes), que desde 2012 colhe depoimentos na forma de uma entrevista estruturada com uma psicóloga na brinquedoteca do TJ-RJ, transmitida ao vivo para o magistrado, o promotor de Justiça e as partes. O Nudeca tem o objetivo de oferecer mais proteção às crianças vítimas de crimes e abusos.
Veja a entrevista na íntegra. Parte da entrevista também foi exibida no RJ TV – 1ª Edição, que tratou novamente do assunto. Assista à matéria.